Manual do Usuário reúne mais de 200 newsletters brasileiras em base de dados

Por Tainah Ramos mar 21, 2023

Diretório de Newsletters Brasileiras cataloga iniciativas por tema e periodicidade

“Me indica uma newsletter?”. O jornalista Rodrigo Ghedin, fundador do Manual do Usuário, recebia muitas mensagens assim em suas redes sociais, até que pensou: “Por que não existe um lugar que catalogue e dê destaque às newsletters?”. O questionamento foi o pontapé inicial para a criação do “Diretório de Newsletters Brasileiras”, uma base de dados que reúne atualmente 225 produções de diversas temáticas, que podem ser filtradas na ferramenta. 

“Se tivesse que apostar, diria que a categoria mais popular é a de newsletters pessoais, aquelas em que, independentemente do tema, são tocadas por e associadas a uma pessoa. O diretório é um meio fácil e gratuito de divulgação. Considerando que, em regra, newsletters pessoais têm menos recursos que as institucionais, o apelo de um negócio como o diretório acaba sendo maior para esse perfil”, conta Ghedin.

Além de produtos com relatos opinativos, é possível encontrar na sistematização newsletters sobre ciência, tecnologia, entretenimento, jornalismo, política e até gastronomia. Um dos filtros disponíveis é também a periodicidade em que o material é enviado.

Embora a base de dados tenha começado com os trabalhos que o jornalista já conhecia, o diretório aceita sugestões: “Criei algumas regras para delimitar o escopo, como um número mínimo de edições publicadas ou tempo no ar e a exigência do idioma português. O critério da brasilidade acabou virando a marca da ferramenta”.

Como próximos passos, Ghedin espera aumentar a base de iniciativas cadastradas e as consultas ao diretório. O que não será um problema, considerando a força do formato no Brasil e no mundo. 

O relatório “Journalism, media and technology trends and predictions 2023” (Jornalismo, mídia e tecnologia: tendências e previsões para 2023), publicado pelo Instituto Reuters, mostra que, dos 303 líderes de comunicação em 53 países, 69% pretendem investir mais em newsletters durante este ano.

Conheça aqui o Diretório de Newsletters Brasileiras e contribua com alguma publicação que não ainda está cadastrada.

Imagem: Manual do Usuário.

outras notícias

veja também