Com objetivo de fomentar o jornalismo digital no país, a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) realizou um levantamento de políticas públicas estaduais e municipais sobre o tema para qualificar a gestão de iniciativas jornalísticas para a prática de um jornalismo de interesse público ainda mais diverso e plural.
O mapeamento apresenta os propósitos e desenhos dessas políticas, observando os critérios estabelecidos para beneficiários, a abrangência, valor de recursos empenhados, se era uma política específica para jornalismo e se havia conceituação do tópico.
A pesquisa foi feita a partir dos sites das Secretarias Estaduais e Municipais, Assembleias e Câmaras Legislativas, e pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foram analisadas as 27 unidades da federação e 41 municípios que possuem mais de 500 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ao todo, foram encontradas 47 políticas estaduais e 54 políticas municipais, entre programas culturais, premiações e formação. Após a análise realizada pela equipe da Ajor, foram escolhidas sete políticas estaduais compreendendo 4 regiões do Brasil, sendo: Pernambuco (1), Paraná (1), Espírito Santo (2), Acre (1) e Bahia (2). Já em relação aos municípios foram escolhidas 13 políticas, sendo: São Paulo-SP (2), Ribeirão Preto-SP (1), Rio de Janeiro-RJ (1), Fortaleza-CE (3), Joinville-SC (1), Florianópolis-SC (2) e Serra-ES (3).
Confira o relatório completo.