notícias

Mesas, Diálogos e Painéis: conheça os formatos do Festival 3i 2022

por | mar 4, 2022

Evento tem mais de 40 horas de programação virtual com grandes nomes do jornalismo

Um dos maiores eventos sobre jornalismo digital do país, o Festival 3i 2022 acontece entre os dias 15 e 25 de março. As inscrições estão abertas e a programação completa está disponível no site do evento. Pela primeira vez, o evento é organizado pela Ajor e será totalmente virtual e gratuito.  

Para se adequar aos encontros em rede, o 3i ganhou uma nova estrutura, com mais dias de evento, trilhas temáticas e conteúdos multimídia que serão divulgados pelas redes sociais do Festival, canais oficiais da Associação e de parceiros. Além disso, as atividades estão distribuídas em três formatos diferentes: Mesas, Diálogos e Painéis.

As Mesas foram pensadas com a ajuda de 21 organizações associadas à Ajor. Nelas, especialistas debaterão temas caros ao jornalismo, com mediação. As anfitriãs são Aos Fatos, Maré de Notícias, Agência Mural, Projeto #Colabora, Revista AzMina, Marco Zero Conteúdo, Gênero e Número, ((o))eco, Nós, Mulheres da Periferia, Nexo Jornal, Ponte Jornalismo, Notícia Preta, Agência Eco Nordeste, Agência Envolverde, Énois, PerifaConnection, Agência Amazônia Real , Matinal Jornalismo, Núcleo Jornalismo, Regra dos Terços, Revista Imprensa.

A mesa de abertura, dia 15 de março, será uma conversa entre Natália Viana, presidente da Ajor e co-fundadora da Agência Pública, e Jon Lee Anderson, redator da revista New Yorker e correspondente em zonas de guerra. “O jornalismo que surge do caos” abordará como o jornalismo tem se transformado nos últimos anos, reflexão que permeará os dez dias de festival. Todas as mesas serão transmitidas pelo canal do Youtube e pela página de Facebook do Festival 3i.

Já os Diálogos são entrevistas com importantes pensadoras e pensadores do jornalismo do Brasil e do mundo. Estarão presentes Ailton Krenak, Eliane Brum, Rosane Borges e Fabiana Moraes.

Por último, os Painéis trarão relatos e vivências no jornalismo independente de todos os cantos do país para partilhar e trocar sobre diversos temas. Esse formato dará a possibilidade do público participar da conversa e interagir diretamente com os convidados. Os inscritos no evento receberão um link para se unir às discussões através de salas do Zoom. Entre os temas que serão debatidos estão a reportagem freelancer, a descentralização da mídia e o papel do ensino para um jornalismo inovador. 

Tudo foi planejado e desenvolvido pela Ajor, com a ajuda do conselho diretivo e de todas as associadas. O Festival também convidou Joana Suarez, jornalista há 12 anos, repórter independente, com trabalhos nacionais e internacionais, para ser consultora do evento e auxiliar na curadoria geral.

Inscreva-se