Mídias digitais se mobilizam no Dia da Consciência Negra

Por Victor Moura nov 22, 2021

Associadas à Ajor publicam conteúdos antirracistas em diversos formatos 

O último sábado, 20 de novembro, foi marcado pelo Dia da Consciência Negra, momento importante para refletir e reafirmar a luta contra o racismo. Diversos dos veículos digitais associados à Ajor aproveitaram a data para difundir materiais com recorte racial, a fim de estimular seus leitores a compreender a importância do antirracismo em todos os âmbitos sociais, como ciência, cultura, esporte e educação. 

Por meio de diferentes formatos, as mídias digitais abordaram o tema em seus sites, redes sociais e até lançando novas iniciativas, como foi o caso de Racismo à Brasileira, projeto criado pela Gênero e Número, que tem o objetivo de levantar dados e depoimentos de episódios racistas no cotidiano das pessoas negras. De acordo com a diretora de Conteúdo Maria Martha Bruno,  “Nosso objetivo é visibilizar episódios e seus efeitos nefastos em um país que teima em negar o racismo cotidiano, inclusive nas altas esferas de Brasília, como mostram atitudes e declarações do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e de Jair Bolsonaro”

Alguns veículos também utilizaram seus podcasts para falar sobre a pauta. A Agência Pública criou uma minissérie com seis episódios, chamada “Até que se prove o contrário”. O conteúdo conta em detalhe a história de inocentes que foram encarcerados e revela, ao longo dos episódios, problemas estruturais de injustiça no Brasil. O Jornal Metamorfose usou seu canal para aprofundar nos temas Racismo e Capitalismo.

A Alma Preta, em apoio d’O Joio e O Trigo, trouxeram diversos conteúdos sobre o assassinato brutal de Beto Freitas, que completou um ano no próprio dia 20.11. Foram feitos conteúdos em podcast, texto e audiovisual. Assim como eles, a Agência Mural também utilizou seu podcast Próxima Parada para lançar episódios com recorte racial, entre eles uma entrevista com Tainá Medeiros sobre racismo ambiental. 

A pesquisa Perfil Racial da Imprensa Negra trouxe em números o impacto do racismo estrutural nas redações brasileiras. O Portal dos Jornalistas apresentou os resultados do trabalho em seu site, e a Jornalistas&Cia enviou uma edição especial da sua newsletter com desdobramentos do estudo. 

O formato de web stories foi outro meio utilizado por Regra dos Terços e Portal Catarinas para abordar a data. Já o Projeto #Colabora, usou as redes sociais para debater o assunto. No twitter, a publicação desenvolveu uma thread com reportagens que celebram a cultura e vida da comunidade negra, e no Instagram, postaram um carrossel com produções audiovisuais protagonizadas por pessoas pretas.

A Agência Tatu aproveitou a data para publicar uma matéria sobre as desigualdades raciais na educação, enquanto a Agência Eco Nordeste, publicou entrevista com Nairobi Aguiar, historiadora, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, para falar sobre o racismo na região nordeste. 

Acesse os conteúdos e confira como cada veículo abordou o Dia da Consciência Negra. 

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