notícias

News Product Alliance lança série de guias sobre estratégia de produto em organizações de notícias

por | mar 29, 2022

Projeto é direcionado a profissionais que já atuam ou querem se aperfeiçoar na área de produtos. Todos os conteúdos são abertos e gratuitos.

Na última quinta (24),  a News Product Alliance (NPA) disponibilizou os primeiros conteúdos do  “Product Kit”, nova série de guias práticos para estratégia, pesquisa e desenvolvimento de produtos em meios jornalísticos. 

Os materiais são organizados em quatro categorias: o produto, a mentalidade do produto, a prática do produto e a equipe do produto. 

A iniciativa é mais um esforço da organização para ampliar o debate e a prática do produto no setor de notícias. “Esta é uma série escrita por pessoas que trabalham na indústria de meios de comunicação. Todo o conteúdo é baseado nos desafios que as pessoas que querem aplicar essa mentalidade na mídia podem encontrar para que o aprendizado seja extrapolado diretamente para a experiência dos leitores”, explica Feli Carrique, Diretora Executiva da News Product Alliance.

O catálogo de guias é totalmente gratuito e será atualizado ao longo do tempo, mas a organização já publicou cinco conteúdos. Os temas abordados são (em tradução livre):

A área de produtos atua na interseção entre as equipes editoriais, tecnológicas e comerciais de uma organização jornalística. Segundo Carrique, o campo é fundamental para construir a sustentabilidade dos negócios de notícias e atender às necessidades da comunidade e dos consumidores. 

“Uma pessoa do produto pode ajudar a organização a economizar dinheiro priorizando demandas, tomando decisões baseadas em dados, pesquisando minuciosamente as preferências do usuário, testando produtos mínimos antes de embarcar no desenvolvimento massivo e muito mais. Ter uma pessoa de produto, a longo prazo, permite economizar recursos e focar apenas no que agrega valor aos usuários, é monetizável e se alinha aos objetivos macro da organização”, completa.

A News Product Alliance realiza anualmente o “NPA Summit”, evento que reúne grandes nomes da área de produtos para debater boas práticas do setor. Em 2022, o evento ocorreu entre os dias 10 e 11 de março. Além disso, qualquer pessoa que atua no setor jornalístico pode participar da comunidade da organização no Slack, uma rede aberta de trocas entre profissionais que estão atuando ou querem atuar na área de produtos. 

Imagem: Reprodução NPA