notícias

Nexo Jornal recebe menção honrosa no INMA Global Media Awards 2023

por | mar 10, 2023

O veículo concorreu na categoria de novos produtos em vídeo com série sobre a história das eleições brasileiras

A INMA (International News Media Association) anunciou nesta segunda (29) os vencedores do INMA Global Media Awards 2023, que premia os melhores projetos da indústria jornalística mundial. 

O Nexo Jornal, organização associada à Ajor, recebeu a menção honrosa na categoria “Best New Video Product or Feature” (“Melhor produto ou recurso em vídeo”, em tradução livre) com a série “Foi Assim”, que resgata a história de todas as eleições brasileiras desde 1989. 

O projeto concorria no recorte “marcas nacionais” ao lado de organizações como Relevo (Espanha) e Verdens Gang (Noruega). Ao todo, a premiação recebeu 775 inscrições de 40 diferentes países. Dos seis veículos brasileiros que foram reconhecidos, o Nexo é o único nativo digital. A Editora Globo levou o prêmio “Best in Latin America” (O Melhor da América Latina, em tradução livre), com o projeto “Um Só Planeta”.

Sobre o projeto do Nexo

Lançada em setembro de 2022, “Foi Assim” é uma série de vídeos que conta a história das eleições presidenciais com voto direto desde o fim da ditadura militar brasileira. Os conteúdos foram produzidos especialmente para os perfis do Nexo no Instagram e no TikTok, marcando a estreia do jornal na plataforma de vídeos curtos, onde teve quase 2 milhões de visualizações.

O projeto tem o objetivo de resgatar as questões políticas e econômicas que pautaram cada disputa, a partir de um visual e linguagem que dialoga com as redes sociais. “Ter o trabalho selecionado pelo prêmio da International News Media Association é mais do que um reconhecimento importante. É também um estímulo a uma redação que está o tempo todo tentando inovar na maneira de contar histórias. A série de vídeos curtos ‘Foi Assim’ é um exemplo dessa busca ininterrupta, numa produção coletiva de profissionais de várias áreas. O resultado é uma síntese dos princípios editoriais do ‘Nexo’, que têm a clareza e o equilíbrio como carros-chefe.”, afirmou Conrado Corsalete, cofundador e editor-chefe do Nexo Jornal.

O veículo celebrou a conquista em seu LinkedIn:

Esse reconhecimento, ao lado de outros prêmios que o Nexo já ganhou desde o seu lançamento, é muito importante para o jornal e para o ecossistema de jornalismo independente brasileiro, e só é possível graças ao trabalho de nossa equipe e ao apoio de nossos assinantes.

O projeto foi idealizado nas aulas ministradas na Masterclass 2022 de Vídeo Digital, promovida pela Meta Journalism Project, em parceria com o Internacional Center for Journalists (ICFJ) e a PROTO.

Este conteúdo foi atualizado em 30 de maio de 2023.