O veículo concorre na categoria de novos produtos em vídeo com série sobre a história das eleições brasileiras
A INMA (International News Media Association) anunciou nesta sexta (10) os 198 finalistas do INMA Global Media Awards 2023, que premia os melhores projetos da indústria jornalística mundial.
O Nexo Jornal, organização associada à Ajor, figura entre os indicados da categoria “Best New Video Product or Feature” (“Melhor produto ou recurso em vídeo”, em tradução livre) com a série “Foi Assim”, que resgata a história de todas as eleições brasileiras desde 1989. O projeto concorre no recorte “marcas nacionais” ao lado de organizações como Relevo (Espanha) e Verdens Gang (Noruega).
Ao todo, a premiação recebeu 775 inscrições de 40 diferentes países. Dos seis veículos brasileiros concorrendo, o Nexo é o único veículo nativo digital.
Os vencedores do primeiro lugar nacional, regional e os destaques globais serão revelados no dia 26 de maio, durante o evento INMA World Congress of News Media.
Sobre o projeto
Lançada em setembro de 2022, “Foi Assim” é uma série de vídeos que conta a história das eleições presidenciais com voto direto desde o fim da ditadura militar brasileira. Os conteúdos foram produzidos especialmente para os perfis do Nexo no Instagram e no TikTok.
O projeto tem o objetivo de resgatar as questões políticas e econômicas que pautaram cada disputa, a partir de um visual e linguagem que dialoga com as redes sociais. “Ter o trabalho selecionado pelo prêmio da International News Media Association é mais do que um reconhecimento importante. É também um estímulo a uma redação que está o tempo todo tentando inovar na maneira de contar histórias. A série de vídeos curtos ‘Foi Assim’ é um exemplo dessa busca ininterrupta, numa produção coletiva de profissionais de várias áreas. O resultado é uma síntese dos princípios editoriais do ‘Nexo’, que têm a clareza e o equilíbrio como carros-chefe”, afirma Conrado Corsalette, cofundador e editor-chefe do Nexo Jornal.
O projeto foi idealizado durante as mentorias da Masterclass 2022 de Vídeo Digital, programa promovido pela Meta Journalism Project, em parceria com o Internacional Center for Journalists (ICFJ) e a PROTO.