Open Knowledge Brasil abre inscrições para curso sobre jornalismo de dados ambientais

Por Ajor mar 02, 2023

Serão oferecidas 400 vagas gratuitas para a formação online; os participantes também poderão concorrer a bolsas de reportagens

A Escola de Dados – programa educacional da Open Knowledge Brasil – realizará a segunda edição do curso online “Jornalismo de Dados Ambientais: no rastro do desmatamento da Amazônia”, entre os dias 20 de março e 20 de abril de 2023. 

São 400 vagas gratuitas na modalidade online, além de 45 vagas para o polo de apoio no laboratório da Funbosque (Fundação Escola Bosque), em Belém, no Pará, para um plantão de dúvidas. A seleção priorizará pessoas que moram ou atuam nos estados da Amazônia Legal. A maioria dos instrutores do curso faz parte de organizações associadas à Ajor, como a Repórter Brasil, o InfoAmazonia e o Ambiental Media. As inscrições vão até o dia 12 de março. Clique aqui para se inscrever.

Com videoaulas e aulas ao vivo com especialistas na área e apresenta uma introdução prática a recursos, ferramentas e conceitos para que jornalistas trabalhem com dados ambientais, especialmente no contexto do desmatamento na Amazônia, a segunda edição do treinamento ganhou um novo módulo que aborda conceitos mundiais sobre mudanças climáticas, além de apresentar bases brasileiras para a investigação dos impactos de gases do efeito estufa em território nacional. 

Os participantes poderão concorrer a bolsas de reportagem e mentorias oferecidas pelo InfoAmazonia para a produção de pautas baseadas em dados ambientais em níveis locais. As pessoas selecionadas serão avisadas por e-mail até o dia 15 de março.

Confira os detalhes dos módulos oferecidos e os profissionais que ministrarão o curso!

outras notícias

veja também