notícias

Organizações da sociedade civil se reúnem para leitura da carta em defesa da democracia

por | ago 11, 2022

Evento reuniu milhares de pessoas na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo

Nesta quinta-feira (11), empresários, juristas, artistas, estudantes, movimentos sociais e sindicais se reuniram em um ato para acompanhar a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. A concentração aconteceu na Faculdade de Direito da USP, conhecida como São Francisco, na região central de São Paulo. A Ajor assinou a Carta e participou do evento junto a outras organizações da imprensa e de direitos humanos. 

A data foi escolhida em referência a um manifesto lido no mesmo dia e local, em 1977, para denunciar a ditadura militar, que perseguiu e matou estudantes e opositores do regime.

Em sua fala, Celso Campilongo, Diretor da Faculdade de Direito da USP, afirmou que o controle da legalidade e da publicidade do processo eleitoral cabe ao Tribunal Superior Eleitoral, e criticou o desrespeito e a intromissão de outros poderes e atores: “Em um Estado Democrático de Direito, o Direito controla e dosa o uso da força. A única força que pode dizer algo sobre o processo eleitoral brasileiro é a força do eleitor, da população brasileira, e ninguém mais”. 

A leitura da carta foi realizada por Eunice de Jesus Prudente, professora da Faculdade de Direito da  USP e da Faculdade Zumbi dos Palmares; Maria Paula Dallari Bucci, professora da Faculdade de Direito da USP;  Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-ministro do Superior Tribunal Militar; e Ana Elisa Liberatore Bechara, Vice-Diretora Faculdade de Direito da USP. 

O documento já passa de 900 mil adesões individuais, além das mais de 400  assinaturas de entidades de classe, institutos, universidades e organizações da sociedade civil. Veículos de jornalismo associados à Ajor e seus funcionários também aderiram ao documento na última semana, em campanha encabeçada pela organização: 

Foto: Rodrigo Ussier/Cedida à Ajor