notícias

Organizações exigem busca mais rigorosa pelo jornalista britânico Dom Philips e o indigenista Bruno Pereira

por | jun 7, 2022

Ambientalistas desapareceram neste domingo (5) durante uma cobertura no Vale do Javari, no Amazonas

Começa nesta terça (7) o segundo dia de buscas pelo jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira, desaparecidos neste domingo (5) enquanto faziam o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte (AM). 

De acordo com as organizações indígenas Univaja e OPI, Philips e Pereira se deslocaram com uma lancha para o Lago do Jaburu, numa base próxima do posto de observação da Funai, onde Philips teria feito entrevistas para um livro que está escrevendo sobre conservação ambiental. Pereira, atualmente de licença de seu cargo na Funai, é um de seus funcionários mais experientes na área do Vale do Javari e trabalha como consultor do jornalista. 

Segundo organizações indígenas e amigos próximos, os dois haviam sofrido recentes ameaças em razão de seu trabalho investigativo. 

À Abraji, o MPF-AM informou que instaurou um procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional, a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari e a Marinha do Brasil. A associação se juntou ao grupo de jornalistas e organizações nacionais e internacionais que pedem esforços investigativos mais rigorosos por parte das autoridades, como o uso de helicópteros para auxiliar nas buscas.

O Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ) divulgou um comunicado pedindo mais agilidade nas investigações: “As autoridades brasileiras devem realizar uma busca rápida e completa pelo jornalista Dom Phillips e garantir que ele seja encontrado o mais rápido possível”. 

A ONG Repórteres Sem Fronteiras também divulgou um comunicado via Twitter:

Nesta segunda (6), Alessandra Sampaio, esposa de Phillips, também fez um apelo para que os órgãos de defesa do Brasil respondam com mais urgência ao caso. “Tudo o que posso fazer é rezar para que Dom e Bruno estejam bem, em algum lugar, e impossibilitados de continuar sua jornada por causa de algum problema mecânico, e que tudo isso acabe sendo apenas mais uma história na vida deles”, disse ao The Guardian, veículo para o qual o jornalista contribui. 

Chamada para jornalistas 

O Amazon Rainforest Journalism Fund (Amazon RJF) abriu um edital emergencial para a cobertura das violações à floresta amazônica no Vale do Javari, no estado do Amazonas, e para acompanhar as buscas pelo jornalista e pelo indigenista, caso eles não sejam localizados neste período. Os projetos devem ser enviados até meia-noite desta quarta-feira, 8 de junho, e serão avaliados no mesmo dia, para que os selecionados possam viajar imediatamente. As inscrições podem ser feitas neste link

Imagem: Reprodução redes sociais