notícias

Pesquisa mapeia acessibilidade para cegos em veículos de comunicação

por | out 7, 2021

Uma proposta de Marco Zero Conteúdo, Universidade Católica de Pernambuco e oito organizações jornalísticas independentes do Nordeste foi uma das vencedoras do Google News Iniciative Innovation Challenge 2021. A ideia é criar uma ferramenta automatizada para diagnosticar problemas de acessibilidade para cegos e pessoas com baixa visão nas plataformas de veículos jornalísticos, bem como um aplicativo agregador de conteúdo acessível e de qualidade.

Para a realização do projeto, os responsáveis lançaram uma pesquisa para identificar e mapear percepções sobre a acessibilidade em conteúdos produzidos por organizações jornalísticas brasileiras, e analisar se há ou não nelas iniciativas de inclusão. Os dados obtidos resultarão em um diagnóstico final sobre a sensibilidade da indústria jornalística nacional em relação à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão.

A pesquisa faz perguntas de tópicos como o entendimento dos participantes sobre o conceito de acessibilidade, se a empresa na qual trabalha possui políticas de inclusão de pessoas cegas e com baixa visão, se o veículo já foi cobrado para implementar ou ajustar recursos de acessibilidade, quantas pessoas com deficiência visual trabalham na empresa, entre outros.

Também integram a iniciativa as seguintes organizações: Retruco (PE), Diadorim (PE), Saiba Mais (RN), Agência Eco Nordeste (CE), Revista Afirmativa (BA) e a newsletter Cajueira.

Clique aqui para participar do levantamento.