Últimos dias para se inscrever no MBA de Jornalismo Independente

Por Ajor mar 13, 2023

Iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco é pioneira no Brasil

As inscrições para o MBA em Jornalismo Independente. Produção de conteúdos e Gestão financeira, terminam na próxima segunda, 17 de abril. Oferecido pela Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o curso tem duração de 12 meses (360 horas) e as aulas acontecem de segunda à quinta (das 19h às 22h) quinzenalmente, em formato 100% remoto com professores ao vivo. A Ajor é parceira de divulgação da iniciativa, que é pioneira no Brasil.

O MBA reúne mestres, doutores e profissionais reconhecidos e premiados, à frente de organizações que lideram o ecossistema do jornalismo nativo digital brasileiro. A primeira semana de aulas será com Paula Miraglia, cofundadora, publisher e Diretora Geral do Nexo Jornal e da Gama Revista. Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), onde também concluiu o mestrado e a graduação em Ciências Sociais, é Sulzberger fellow, pela Universidade de Columbia. Foi consultora do Banco Mundial e do Banco Interamericano para o desenvolvimento e atualmente faz parte dos conselhos do International Press Institute, do Instituto de Referência Negra Peregum da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES.

Unicap e Ajor lançam MBA em Jornalismo Independente

“O curso chega forte, com docentes renomados e com incidência  na área, à exemplo de Paula Miraglia, em atenção a uma demanda reprimida para garantir que possamos ter o compromisso com a pós-graduação observando o movimento atual do mercado educacional e profissional. Este MBA é concebido para atender a uma crescente por novas ideias e novas formas de pensar e fazer o Jornalismo, tanto no sentido de atualizar as práticas e a formação dos profissionais, mas também para garantir um ambiente democrático a partir do surgimento de pessoas e iniciativas comprometidas com o cumprimento das funções sociais do Jornalismo”, comenta Andrea Trigueiro, coordenadora do MBA, e também professora do curso.

Além de Paula e Andrea, também integram o corpo docente Mariama Correia, jornalista formada pela Unicap, que foi  e repórter do coletivo de jornalismo investigativo e independente Marco Zero Conteúdo e hoje é uma das editoras da Agência Pública e idealizadora e cofundadora da Cajueira, uma curadoria do jornalismo independente nos estados do Nordeste; Ricardo Ruiz; Anthony Lins; Filipe Falcão; Jefte Amorim; Havanna Marqies, Marcos Antônio Dias da Silva e o escritor Samarone Lima, entre outros.

A estrutura curricular está organizada em 12 disciplinas, em três grandes eixos que tratam da Concepção de projetos (a partir de uma reflexão sobre o jornalismo contemporâneo e das iniciativas já existentes no campo); da Execução das ideias (a partir tanto do exercício da reportagem em profundidade e das novas possibilidades narrativas como análise e visualização de dados e produção de conteúdo audiovisual) e da Gestão destes projetos (com módulos sobre inovação nas organizações, gestão financeira e de marketing, e contabilidade e planejamento). Todos os detalhes sobre os módulos, professores e como se inscrever estão neste link.

“Além do ambiente propício para o surgimento de empresas inovadoras, outra característica do jornalismo contemporâneo é sua interdisciplinaridade e o diálogo urgente com áreas como Design, Marketing, Administração e Programação, por exemplo. Assim, o corpo docente é formado por profissionais e pesquisadores de várias dessas áreas e esperamos também que o curso atraia outros profissionais interessados em estruturar empreendimentos, planos de negócio e produção jornalística independente”, comenta a diretora  da Escola de Comunicação da Unicap e co-fundadora da Marco Zero Conteúdo, Carolina Monteiro, que também dá aulas na pós-graduação.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. Ex-alunos da Unicap e funcionários de empresas parceiras têm 20%. Integrantes de organizações associadas à Ajor terão 40% de bolsa. Para se inscrever, é preciso apresentar Currículo, Histórico da Graduação, uma foto 3×4 e cópias autenticadas do diploma de graduação, Identidade e CPF. A seleção será realizada mediante análise de currículo. 

SERVIÇO:

MBA em JORNALISMO INDEPENDENTE: produção de conteúdos e gestão financeira

Duração: 12 meses de aulas e  investimento de 24 parcelas
Investimento para integrantes de associadas da Ajor: 24x 474,00 (o valor integral é de 24x 790,00).
Inscrições Online: https://portal.unicap.br/cbs/mba-jornalismo-independente-producao-de-conteudos-e-gestao-financeira
Fones:  (81) 99294-4684 e (81) 98259-6562
Mais informações:
(81) 999779401 – Andrea Trigueiro –  Coordenação do MBA em Jornalismo Independente: produção de conteúdos e gestão de negócios. 

outras notícias

veja também