Prêmio Gabo abre inscrições para sua décima primeira edição

Por Ajor fev 17, 2023

Os trabalhos devem ter sido publicados originalmente em espanhol ou português, entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023

Jornalistas de toda a Ibero-América têm até o dia 22 de março para inscrever seus trabalhos no Prêmio Gabo 2023. Os conteúdos devem ser originais e publicados entre 7 de junho de 2022 e 21 de março de 2023. Para participar, o comunicador deverá se cadastrar na plataforma de inscrições. 

A décima primeira edição da premiação é realizada pela Fundação Gabo em parceria com os Grupos Bancolombia e Sura e suas filiais na América Latina. O tema deste ano será “O jornalismo vive”. 

Os trabalhos inscritos serão premiados em cinco categorias:

  • Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito.
  • Fotografia: para o autor ou autores do melhor trabalho de cobertura fotográfica.
  • Áudio: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo sonoro.
  • Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho jornalístico em formato de audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital.
  • Cobertura: para o autor ou autores do melhor trabalho sobre notícias, investigações, e temas da atualidade em qualquer tipo de plataforma ou linguagem.

Em 2023,  o Prêmio Gabo retoma a instância de finalistas. Cada categoria terá três finalistas e um vencedor, que vão receber um reconhecimento durante o Festival Gabo 2023, que vai acontecer entre 30 de junho e 2 de julho em Bogotá, Colômbia.

Os finalistas das cinco categorias serão convidados com todos os gastos pagos ao Festival Gabo 2023 e vão receber como prêmio 8 milhões de pesos colombianos. Os vencedores, por sua vez, vão receber 35 milhões de pesos colombianos, um certificado, e um exemplar da escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.

outras notícias

veja também