notícias

Prêmio Gabo abre inscrições para sua décima segunda edição

por | jan 16, 2024

Serão premiados trabalhos em espanhol ou português em cinco categorias

Jornalistas ibero-americanos têm até o dia 29 de fevereiro para se inscrever no Prêmio Gabo 2024. Serão considerados trabalhos jornalísticos publicados originalmente em espanhol ou português entre 23 de março de 2023 e 28 de fevereiro de 2024. Para participar, é necessário se cadastrar na plataforma de inscrições da iniciativa.

A décima segunda edição da premiação é realizada pela Fundação Gabo em parceria com os Grupos Bancolombia e Sura e suas filiais na América Latina. O tema “O jornalismo vive”, utilizado no ano passado, se consolida como mote do evento. 

Os trabalhos inscritos serão premiados em cinco categorias:

  • Texto: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo escrito.
  • Fotografia: para o autor ou autores do melhor trabalho de cobertura fotográfica.
  • Áudio: para o autor ou autores do melhor trabalho de jornalismo sonoro.
  • Imagem: para o autor ou autores do melhor trabalho jornalístico em formato de audiovisual, vídeo, animação ou outras formas de visualização digital.
  • Cobertura: para o autor ou autores do melhor trabalho sobre notícias, investigações, e temas da atualidade em qualquer tipo de plataforma ou linguagem.

Cada categoria terá três finalistas e um vencedor, que vão receber um reconhecimento durante o Festival Gabo 2024, que vai acontecer entre 5 a 7 de julho em Bogotá, Colômbia.

Os finalistas das cinco categorias serão convidados com todos os gastos pagos ao evento e vão receber como prêmio 8 milhões de pesos colombianos. Os vencedores, por sua vez, vão receber 35 milhões de pesos colombianos, um certificado, e um exemplar da escultura “Gabriel”, criada pelo artista colombiano Antonio Caro.

Organização associada à Ajor, a Repórter Brasil venceu o Prêmio Gabo 2023 na categoria ‘Cobertura’ com a investigação “Nome aos Bois”, que traça um perfil dos principais pecuaristas envolvidos em irregularidades sociais e ambientais do Brasil.