Programa oferece mentoria para profissionais que querem trabalhar com produtos jornalísticos

Por Ajor set 14, 2022

Iniciativa da News Product Alliance (NPA) busca trazer mais diversidade para o setor. As inscrições vão até o dia 26 de setembro

A News Product Alliance (NPA) abriu inscrições para a Mentor Network (Rede de Mentores, em tradução livre), programa de mentoria em produtos jornalísticos para profissionais que querem se especializar na área. O objetivo da iniciativa, que tem apoio da Google News Initiative, é aumentar o número e a diversidade de líderes de produto na indústria de mídia. 

A iniciativa vai selecionar 150 pessoas de todo o mundo e conectá-las com 50 especialistas da área. Cada mentorado terá três sessões de uma hora com o mentor, nas quais trabalhará para identificar um desafio de sua organização, pensar em uma estratégia e cocriar um plano de ação.

As inscrições devem ser feitas em inglês no site do programa, até o dia 26 de setembro. Os encontros online acontecerão entre outubro de 2022 e abril de 2023. 

“Eu não poderia estar mais orgulhosa do lançamento da Mentor Network. Nosso objetivo é aumentar a quantidade e a diversidade de profissionais de produto na indústria do jornalismo, e essa iniciativa é um componente chave para ajudar líderes de produto emergentes a construir uma rede de apoio e encontrar caminhos para a área de produto, com a ajuda de um mentor”, afirma Feli Carrique, Diretora Executiva da NPA.

Os 50 mentores são de países da América do Norte, América Latina, Europa, África e Ásia. Além disso, trabalham para empresas de tecnologia, redações e organizações de apoio ao jornalismo, como New York Times, Netflix, Vox, CNN, Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ), entre outros. A conexão entre os profissionais levará em conta questões linguísticas, culturais e de objetivos de carreira. 

Quem pode participar

Como requisitos para se inscrever, o programa pede que o profissional seja membro da comunidade NPA no Slack. A participação nos canais é gratuita. Além disso, é necessário que o candidato:

  • Se identifique ou aspire ser um um pensador de produtos jornalísticos. Não é necessário já possuir um cargo de produto dentro de uma organização;
  • Trabalhe com jornalismo, em uma organização de apoio ao setor, seja um estudante ou alguém que quer migrar de carreira para a indústria de mídia;
  • Esteja disponível para se dedicar mensalmente às mentorias e ao plano de ação. 

Conheça mais sobre os requisitos e tire dúvidas no site do programa

Pensadores de produto

O campo de produtos está em constante crescimento no ecossistema do jornalismo digital. Durante o Congresso da Abraji deste ano, a Ajor foi anfitriã de uma mesa sobre estratégia de produto que apresentou casos de sucesso entre organizações associadas. 

A Ajor também traduziu para o português o Product Kit, série de guias práticos da NPA para a estratégia, pesquisa e desenvolvimento de produtos em meios jornalísticos. 

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