Em parceria com a Democracy Forward Initiative da Microsoft, o MVA (Media Viability Accelerator) busca oferecer inteligência de mercado a partir de ferramentas de agregação e visualização de dados.
Voltado para o apoio da sustentabilidade financeira de veículos de jornalismo independente, o projeto tem a Ajor (Associação de Jornalismo Digital) como uma das organizações revisoras para garantir a participação de iniciativas comprometidas com o jornalismo de interesse público na plataforma.
Frentes de atuação
1. MVA Insights – plataforma de dados para visualizar o desempenho de negócios de meios de comunicação independentes, proporcionando a possibilidade de aprender com outras organizações com características de mercado e gestão semelhantes. A ferramenta apresenta e compara dados semanais de produção de conteúdo, audiência e receita para sites e três plataformas de redes sociais. A MVA Insights está atualmente em fase de lançamento mais restrita e será lançada publicamente em setembro.
2. MVA Solutions – marketplace de recursos voltados para otimizar produtos e serviços integrantes de modelos de negócios de organizações de jornalismo. Os provedores oferecem uma gama de soluções e os veículos podem selecionar as que mais correspondem às suas necessidades. A MVA Solutions está prevista para ser lançada em setembro.
3. Grants – oportunidades de financiamento para apoiar as organizações a projetar novas estratégias e incorporá-las às operações de negócios.
Como funcionam os grants
Com candidaturas abertas desde o dia 4 de junho, é possível solicitar financiamento até o dia 3 de junho de 2025. No entanto, as solicitações são respondidas de forma contínua. Desse modo, caso os fundos se esgotem antes do período, esta rodada de financiamento será encerrada. Existe a possibilidade do MVA publicar rodadas adicionais. As atividades financiadas podem ser executadas por até 12 meses. Todos os pedidos de financiamento devem ser apresentados em inglês.
Categorias de financiamento:
A – organizações de mídia independentes
Financiamento direto para veículos de jornalismo locais e independentes, visando que essas organizações alcancem novos públicos e novas receitas. As organizações precisam utilizar ativamente a plataforma MVA para identificar estratégias. Para os meios elegíveis, a MVA oferecerá até 50 subvenções de US$ 25 mil cada uma.
B – organizações de apoio a organizações de jornalismo
Para ajudar a plataforma a atingir um público diversificado e global, o edital busca identificar organizações de apoio à mídia para coordenar o projeto e incorporar a plataforma em seus próprios programas. Para esta categoria, os candidatos devem maximizar seu suporte aos tipos de organizações que se enquadram na Categoria A. São três subvenções de até US$ 100 mil cada uma.
C – provedores de solução
Há um financiamento específico para veículos que atuem também criando um “mercado” de serviços, ferramentas, tecnologias e suporte. O edital prevê até cinco subvenções de US$ 50 mil cada uma para desenvolvimento, adaptação e oferecimento de soluções por meio da plataforma MVA e o quão bem elas atendem às necessidades das organizações da Categoria A.
Categorias múltiplas
É possível se inscrever em mais de uma categoria. Em próximas rodadas de financiamento, as organizações também podem mudar de categoria. Por exemplo, passando de A nesta rodada para C na próxima. No entanto, os grants não são cumulativos: não é possível acumular o financiamento de duas categorias em uma mesma rodada.
Edital
No edital, é possível entender quais são os critérios considerados como “mídia independente”, as informações necessárias para a nota conceitual e como enviar o pedido de financiamento. É importante destacar que pode haver uma doação parcial em relação ao valor total máximo oferecido por categoria.
É possível participar dos serviços do MVA sem financiamento, com objetivo de ter acesso à plataforma de benchmarking, às soluções oferecidas e também oferecendo serviços de apoio à mídia. Neste caso, há um explicativo na seção 3 do edital sobre como preencher o formulário.