Acelerando a Transformação Digital

O que é?

Programa com diferentes trilhas, que tem como objetivo fornecer conhecimento e recursos para apoiar o ecossistema de mídia brasileiro. Ele é focado na construção de modelos de negócios inovadores e sustentáveis e no aprimoramento de habilidades de gestão. Na trilha voltada para iniciativas de jornalismo digital, o ICFJ firmou uma parceria com a Ajor, com apoio do Meta Journalism Project.

Estão previstas 2 fases:

  • Treinamento;
  • Mentoria e Grants.

 

1. Treinamento

Os temas de cada sessão de treinamento foram escolhidos a partir de uma pesquisa feita com as associadas da Ajor. Foram convidados professores estrangeiros e brasileiros especializados para que as organizações tenham contato com o que há de mais avançado no mercado.

Esta fase será dividida em dois momentos: Em um primeiro momento acontecerão 6 encontros virtuais, abertos a todas as iniciativas de jornalismo interessadas e, na sequência, outros 6 encontros exclusivos para associadas à Ajor.

Temas das sessões abertas:

  • Novos modelos de negócio;
  • Empreendedorismo e sustentabilidade;
  • Estratégias para crescimento de audiência;
  • Monetização: como gerar receita;
  • Gestão de RH e bem-estar de jornalistas;
  • Diversidade e inclusão.

As sessões abertas acontecerão entre Dezembro/2021 e Janeiro/2022.

Temas das sessões exclusivas para associadas:

  • Gestão de projetos;
  • Gestão de produtos e metodologia ágil;
  • Desenvolvimento de audiência e indicadores de performance;
  • Como definir o Techstack correto;
  • Planejamento estratégico e financeiro;
  • Compliance e Governança.

As sessões abertas acontecerão entre Fevereiro e Março/2022 e não será necessária inscrição. Todas as associadas serão convidadas.

Organizações associadas à Ajor que participarem de pelo menos 8 das 12 sessões da fase de Treinamento serão remuneradas com uma bolsa em reais equivalente a no máximo US$750,00, a depender do número de associadas inscritas.

Para se inscrever para a fase de treinamento, as organizações precisam:

  • Estar regularmente constituídas há pelo menos 6 meses;
  • Operar principalmente no Brasil e ter audiência majoritariamente brasileira;
  • Gerar conteúdo jornalístico em português e atualizá-lo periodicamente;
  • Ter pelo menos 2 pessoas na equipe.

 

2. Mentoria e Grants

Após concluírem o treinamento, cada organização participante poderá inscrever uma proposta para a fase de mentoria e concorrer a grants de US$15.000,00. O valor será concedido às organizações que apresentarem as melhores propostas de desenvolvimento de projeto, produto ou revisão de processo. 

Além do grant, os selecionados também receberão mentoria e orientação personalizadas semanais com especialistas durante três meses. A fase de mentoria e a distribuição dos fundos será realizada em 2022.

Importante: Para se inscrever para a fase de Mentoria e Grants, as organizações precisam ter profissionais que participaram de pelo menos 5 das 6 sessões abertas do programa de treinamento e estar regularmente constituídas há pelo menos 12 meses.

Acesse os Termos e Condições do programa para conhecer todos os critérios.

 

Inscrições