Acelerando a Transformação Digital

O que é?
Programa com diferentes trilhas, que tem como objetivo fornecer conhecimento e recursos para apoiar o ecossistema de mídia brasileiro. Ele é focado na construção de modelos de negócios inovadores e sustentáveis e no aprimoramento de habilidades de gestão. Na trilha voltada para iniciativas de jornalismo digital, o ICFJ firmou uma parceria com a Ajor, com apoio do Meta Journalism Project.
Estão previstas 2 fases:
- Treinamento;
- Mentoria e Grants.
1. Treinamento
Os temas de cada sessão de treinamento foram escolhidos a partir de uma pesquisa feita com as associadas da Ajor. Foram convidados professores estrangeiros e brasileiros especializados para que as organizações tenham contato com o que há de mais avançado no mercado.
Esta fase será dividida em dois momentos: Em um primeiro momento acontecerão 6 encontros virtuais, abertos a todas as iniciativas de jornalismo interessadas e, na sequência, outros 6 encontros exclusivos para associadas à Ajor.
Temas das sessões abertas:
- Novos modelos de negócio;
- Empreendedorismo e sustentabilidade;
- Estratégias para crescimento de audiência;
- Monetização: como gerar receita;
- Gestão de RH e bem-estar de jornalistas;
- Diversidade e inclusão.
As sessões abertas acontecerão entre Dezembro/2021 e Janeiro/2022.
Temas das sessões exclusivas para associadas:
- Gestão de projetos;
- Gestão de produtos e metodologia ágil;
- Desenvolvimento de audiência e indicadores de performance;
- Como definir o Techstack correto;
- Planejamento estratégico e financeiro;
- Compliance e Governança.
As sessões abertas acontecerão entre Fevereiro e Março/2022 e não será necessária inscrição. Todas as associadas serão convidadas.
Organizações associadas à Ajor que participarem de pelo menos 8 das 12 sessões da fase de Treinamento serão remuneradas com uma bolsa em reais equivalente a no máximo US$750,00, a depender do número de associadas inscritas.
Para se inscrever para a fase de treinamento, as organizações precisam:
- Estar regularmente constituídas há pelo menos 6 meses;
- Operar principalmente no Brasil e ter audiência majoritariamente brasileira;
- Gerar conteúdo jornalístico em português e atualizá-lo periodicamente;
- Ter pelo menos 2 pessoas na equipe.
2. Mentoria e Grants
Após concluírem o treinamento, cada organização participante poderá inscrever uma proposta para a fase de mentoria e concorrer a grants de US$15.000,00. O valor será concedido às organizações que apresentarem as melhores propostas de desenvolvimento de projeto, produto ou revisão de processo.
Além do grant, os selecionados também receberão mentoria e orientação personalizadas semanais com especialistas durante três meses. A fase de mentoria e a distribuição dos fundos será realizada em 2022.
Importante: Para se inscrever para a fase de Mentoria e Grants, as organizações precisam ter profissionais que participaram de pelo menos 5 das 6 sessões abertas do programa de treinamento e estar regularmente constituídas há pelo menos 12 meses.
Acesse os Termos e Condições do programa para conhecer todos os critérios.
Inscrições
- As inscrições são feitas pelo site do ICFJ e estão abertas até o dia 21 de novembro.
- As inscrições são individuais e não por organização (não há limite de inscritos).
- Os encontros serão realizados via Zoom, com tradução simultânea disponível.