notícias

Redes Cordiais e ITS Rio divulgam iniciativas para a promoção da saúde mental de jornalistas

por | maio 24, 2022

Ferramentas auxiliam profissionais e redações a lidarem com situações de estresse e criarem ambientes de trabalho mais saudáveis

As condições emocionais dos trabalhadores da imprensa estão no centro de um debate atual, impulsionado pelo contexto da pandemia e pelo acirramento de ânimos no ambiente político. Levantamento do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e do Centro Tow para Jornalismo Digital observou que 70% dos jornalistas vêem os impactos psicológicos e emocionais como os aspectos mais difíceis de se lidar durante a crise sanitária.

Para contornar este panorama, as organizações Redes Cordiais e ITS Rio, com o apoio do Meta Journalism Project, estão liderando um projeto que oferece ferramentas e serviços para ajudar jornalistas que estão se sentindo esgotados e mentalmente  sobrecarregados.  “Saúde mental de jornalistas” abarca um pacote de serviços em três frentes de atuação. Uma delas é um curso voltado a profissionais de imprensa, no qual serão apresentados mecanismos de apoio emocional, além de uma série de caminhos para iniciar um processo de desconexão e relação mais saudável com as redes sociais.

Com inscrições gratuitas, o treinamento será realizado em cinco cinco aulas online entre os dias  30 de maio a 9 de junho. A equipe envolvida com o projeto conta com profissionais renomados, como Guilherme Valadares, que esteve em vários países pesquisando dados e abordagens para a saúde mental de jornalistas e é certificado pelo Cultivating Emotional Balance (CEB).  O jornalista foi um dos participantes da mesa “Bem estar nas redações”, do Festival 3i 2022. 

Além do curso, o projeto está desenvolvendo um guia de apoio sobre saúde mental, que será lançado em breve. As organizações também oferecerão consultorias para veículos de comunicação que estejam interessados em promover mudanças no ambiente de trabalho com o objetivo de prevenir casos graves de problemas mentais e emocionais. 

“Identificamos a necessidade de agir, buscando explicações e caminhos. Não bastava apresentar o problema. A ideia foi apresentar soluções”, comenta Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais. O projeto foi pensado para abarcar a perspectiva educacional, que está cerne do trabalho desenvolvido pelo ITS Rio, inclusive na área de segurança digital para jornalistas. As duas organizações já lançaram outras iniciativas sobre a temática, como a plataforma Jornalistas nas Redes, que visa capacitar profissionais da imprensa para fazer o melhor uso das mídias sociais e reduzir potenciais impactos negativos que a exposição na internet pode causar.

 As inscrições para o curso online vão até o dia 30 de maio, neste link. 

Sobre o Redes Cordiais 

O Redes Cordiais é uma organização de educação midiática que capacita para o enfrentamento da desinformação e do discurso de ódio nas redes sociais, convidando todos a reverem seu papel nas redes sociais. Usando recursos de diferentes áreas do conhecimento, do jornalismo à Comunicação Não Violenta, o Redes Cordiais promove o diálogo e a informação de qualidade na busca por um ambiente digital mais saudável e de confiança. 

 Sobre o ITS Rio 

O ITS Rio é uma organização independente sem fins lucrativos que analisa as dimensões jurídica, social, econômica e cultural da tecnologia e defende políticas públicas e práticas privadas que protegem a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento. O Instituto também oferece métodos inovadores de educação, treinamento e oportunidades para indivíduos e instituições, permitindo compreender as promessas e os desafios das novas tecnologias. A Instituição é um polo multi-institucional, convergindo no que diz respeito às atividades de seus especialistas que, devido à sua formação e conexões acadêmicas distintas, refletem sobre tecnologia da informação, comunicações e seus impactos na sociedade.