notícias

Repórter Brasil oferece bolsa de R$ 6,5 mil para pauta baseada no Ruralômetro 2022

por | ago 22, 2022

Iniciativa vai priorizar propostas de candidatos de origem indígena ou que vivam na Amazônia Legal 

Repórter Brasil abriu um concurso para o jornalista ou estudante que propuser e executar a melhor pauta utilizando o Ruralômetro 2022. O objetivo é estimular a pesquisa no banco de dados da plataforma e a investigação de temas que conectem eleições e política à questão socioambiental. A bolsa oferecida é de R$ 6,5 mil e conta com apoio do  Amazon Rainforest Journalism Fund e do Pulitzer Center.

Os participantes têm até o dia 29 de agosto, às 10h da manhã (horário de Brasília), para enviar a proposta de pauta. O vencedor será anunciado no dia 30 de agosto nas redes sociais da Repórter Brasil, e também por e-mail. 

A Comissão Julgadora será formada por Ana Magalhães, coordenadora de jornalismo da Repórter Brasil, e  Gisele Lobato, coordenadora do Ruralômetro 2022 e editora da Repórter Brasil. A seleção levará em conta os seguintes critérios: alinhamento da pauta com a proposta da bolsa, originalidade e relevância jornalística da pauta, consistência na pré-apuração e viabilidade de execução no prazo e experiência prévia do candidato. Além disso, pautas apresentadas por candidatos de origem indígena ou que vivam na Amazônia Legal serão priorizadas.

A pauta selecionada receberá 20% do valor da bolsa como adiantamento, depois da assinatura do termo de compromisso, e 80% após a aprovação final da reportagem. O valor deve cobrir todos os custos da apuração e produção da reportagem, que será publicada na Repórter Brasil. 

Sobre a ferramenta:

Em sua segunda edição, o Ruralômetro é um banco de dados e uma ferramenta interativa que avalia a atuação dos deputados federais em temas ligados ao meio ambiente, trabalhadores rurais, povos indígenas e outras comunidades tradicionais. O projeto pontua os parlamentares com base em como votaram e nos projetos de lei que apresentaram na atual legislatura, além de trazer outras informações relevantes, como as multas ambientais e trabalhistas dos políticos e de seus financiadores de campanha.

Em setembro, o Ruralômetro será atualizado mostrando quais são os atuais deputados federais que vão concorrer a algum cargo neste ano – momento em que a ferramenta ajuda o eleitor a ter mais informações sobre seus candidatos antes de votar.