notícias

Repórter Brasil oferece bolsas de reportagem para investigar o financiamento de violações socioambientais

por | abr 19, 2022

As bolsas se destinam a jornalistas e estudantes em todo o país. Interessados devem participar de live que acontece nesta terça, no Instagram do veículo.

A Repórter Brasil abre a segunda edição do concurso de bolsas  para a produção de reportagens sobre quem financia atividades econômicas com graves impactos socioambientais, utilizando o banco de dados da Florestas e Finanças. Os profissionais interessados devem participar da live sobre a plataforma que acontece nesta terça no Instagram da RB, às 14 horas (horário de Brasília).  As inscrições estão abertas até 29 de abril por meio deste formulário.

Serão oferecidas duas bolsas de R$5.500 para pautas apresentadas por jornalistas ou estudantes de jornalismo de todo o país.  Os vencedores serão anunciados no dia 13 de maio no site da Repórter Brasil e comunicados por e-mail. Todo o processo de apuração e elaboração das reportagens será acompanhado pela equipe da organização. Desde que cumpram os critérios de qualidade, as reportagens selecionadas serão publicadas no site da Repórter Brasil e, possivelmente, em outros veículos parceiros.

O objetivo da bolsa é incentivar o uso da ferramenta de pesquisa da Coalizão Internacional Florestas e Finanças, a qual fornece informações sobre os financiadores de mais de 300 empresas diretamente envolvidas nas cadeias de abastecimento de carne bovina, soja, óleo de palma, papel e celulose, borracha, madeira e da mineração industrial, cujas operações afetam as florestas tropicais naturais e terras indígenas no Sudeste Asiático, na África e no Brasil.

Na primeira edição, em 2021, o veículo promoveu um concurso de bolsas de reportagens sobre quem financia o desmatamento, que resultou em duas matérias de grande repercussão: BNDES financia frigoríficos que compram de fazendas desmatadas e usam mão de obra escrava e BNDES empresta R$ 29 mi para desmatadores da Amazônia financiarem tratores

Para se inscrever, os participantes devem apresentar suas informações de contato, minibio (com experiência acadêmica e profissional), links para reportagens anteriores, uma referência profissional com telefone de contato, e a proposta de pauta detalhada, com contexto, abordagem, perguntas norteadoras, possíveis fontes, cronograma e plano de trabalho.

A Comissão Julgadora, formada por representantes da Repórter Brasil e da coalizão Florestas e Finanças, levará em conta o alinhamento da pauta com a proposta da bolsa, incluindo a utilização do banco de dados da plataforma, a qualidade da pré-apuração, a originalidade e relevância jornalística, entre outros fatores. Pautas utilizando os novos dados da plataforma sobre quem financia a mineração industrial serão priorizadas.

Leia o regulamento do concurso. E inscreva-se neste formulário on-line. Em caso de dúvidas, escreva para [email protected]