notícias

Serrapilheira e ICFJ selecionam projetos de investigação sobre a desinformação científica

por | jan 6, 2023

Jornalistas, pesquisadores e profissionais de mídia do Brasil podem concorrer a cinco vagas para evento nos EUA

 

Notícias falsas no universo da ciência são perigosamente populares. Dados enganosos sobre medicamentos e vacinas ficaram ainda mais comuns na pandemia de covid-19, mas a desinformação sobre biologia, química, física, computação e matemática também viraliza com força – muitas vezes pela mão de falsos estudos e pesquisas de pouca qualidade.

Diante desse cenário, o ICFJ (International Center for Journalists) e o Instituto Serrapilheira selaram uma parceria para apoiar reportagens colaborativas  – conduzidas por jornalistas, comunicadores e/ou pesquisadores brasileiros – que busquem investigar quem financia a desinformação na ciência e combatê-la. As inscrições vão até às 01h59 (horário de Brasília) do dia 6 de fevereiro de 2023.

A iniciativa é parte do programa global Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ. Por meio da união com o Serrapilheira, candidatos brasileiros que trabalhem com temas de desinformação em ciência poderão se inscrever e concorrer a até cinco vagas exclusivas no investigathon, evento presencial que ocorrerá em Austin, nos Estados Unidos, em abril de 2023. Os projetos obrigatoriamente devem propor colaborações com outros veículos de comunicação nacionais ou internacionais, e/ou com outros jornalistas de diferentes meios.

No encontro, os cinco selecionados se somarão a um time de outros 15 comunicadores vindos de outros países das Américas e receberão mentoria para aprimorar estratégias de investigação, colaboração e distribuição do conteúdo noticioso que pretende produzir.

No evento, o grupo também terá a oportunidade de estabelecer outras parcerias e planejar investigações e publicações colaborativas, a partir da compreensão de que a desinformação não tem fronteiras geográficas.

Até três dos cinco brasileiros levados a Austin receberão bolsas de até 10 mil dólares para produzir e publicar seu projeto ainda no primeiro semestre de 2023.

“Informações falsas sobre a Covid-19, negacionismo climático, lobbies de grupos de interesse sobre alimentação, saúde pública ou meio ambiente têm nos mostrado como a ciência se tornou um dos principais alvos da desinformação”, afirma Natasha Felizi, diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira. “Think-tanks, ‘institutos de pesquisa’, associações e canais de comunicação surgem como porta-vozes de agendas anticientíficas. Além de compreender o fenômeno, é preciso investigar como ele se articula, se financia e quem se beneficia dele.”

Diretora de Sênior de Programas do ICFJ, Cristina Tardáguila aponta que a parceria visa estimular brasileiros a investigar a desinformação científica de uma perspectiva multidisciplinar e internacional. “Esperamos que as reportagens produzidas no âmbito do programa se destaquem nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo”, diz. 

Inscrições

As inscrições estão abertas desde o dia 13 de dezembro. Candidatos deverão preencher um formulário de inscrição em português, mas poderão ser convidados a participar de uma entrevista em inglês durante o processo de seleção, uma vez que este será o idioma oficial do Investigathon.

O formulário de inscrição pode ser conferido aqui

O programa busca candidatos que:

– Sejam brasileiros;
– Atuem no Brasil como jornalistas, pesquisadores, comunicadores e/ou com outras competências que possam contribuir para a produção de uma reportagem investigativa sobre desinformação científica;
– Sejam capazes de propor estratégias de investigação e abordagens narrativas interessantes e inovadoras sobre desinformação científica e quem a financia;
– Sejam capazes de participar de forma ativa em uma conferência em inglês;
– Confira aqui todos os critérios de seleção.

Foto: National Cancer Institute/Unsplash.