notícias

Sessão de abertura do GNI Startups Lab reúne os 16 veículos selecionados

por | ago 16, 2022

As equipes da Google News Initiative, da Echos e da Ajor também se apresentaram durante o onboarding virtual, nesta terça-feira

Esta terça-feira (16) marca o início do GNI Startups Lab, o programa de aceleração de negócios jornalísticos desenvolvido pela Google News Initiative em parceria com a Ajor e com o laboratório de inovação Echos

Em 2022, o número de startups no programa foi ampliado de 10 para 16 veículos jornalísticos. Das iniciativas selecionadas, 12 são associadas à Ajor: ((o))eco, Agência SAIBA MAIS, Ambiental Media, Correio Sabiá, Desenrola e Não Me Enrola, Fala Roça, Fiquem Sabendo, Jornal Plural, Matinal Jornalismo, Nós, Mulheres da Periferia, Rádio Guarda-Chuva, Reset. Também participam os veículos Ceará Criolo, Portal Tailândia, Site Coreto e Agência Diadorim

Para dar início ao programa, as iniciativas foram convidados a participar de uma sessão de onboarding. O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu representantes dos veículos selecionados e responsáveis das três organizações realizadoras. Além disso, a convidada especial Elaine Silva, CEO do Alma Preta Jornalismo, deu um depoimento sobre como foi participar da primeira edição do GNI Startups Lab, em 2021.

Fabiana Zanni, Head of Ecosystems & Associations LATAM do Google, abriu a sessão  apresentando o programa, que teve seu piloto no Brasil e depois foi expandido a outros lugares do mundo. “Além de impulsionar os negócios dos veículos selecionados, um dos principais objetivos do GNI Startups Lab é replicar os aprendizados dos treinamentos para o ecossistema como um todo, ajudando outros veículos que estão entrando neste mercado”, afirmou. Natália Mazotte, Industry Relations Manager do Google, também estava presente. 

Em seguida, a Secretária Executiva da Ajor Maia Fortes fez uma breve apresentação da associação e parabenizou os veículos selecionados: “Estamos muito animados com o projeto e esperamos aprender muito também. Nossa equipe estará presente na maioria das atividades, ajudando como ponto de contato entre as iniciativas”.

Do lado da Echos, a Chief Design Officer Juliana Proserpio contou sobre a experiência do programa em outros países, como a Índia, e destacou o foco da organização em auxiliar na criação de soluções de produtos que sejam relevantes para os diferentes públicos, acelerando times de alta performance e alavancando a inovação: “Todo o conhecimento que vai ser transmitido durante o programa pode ser aplicado no projeto das iniciativas. Serão mentorias muito práticas”. 

A segunda parte do encontro recebeu Elaine Silva, CEO do Alma Preta Jornalismo. Ela contou sobre a experiência e o impacto do programa no dia a dia da redação. “O GNI ajudou a gente nesse processo de transição de coletivo para agência de jornalismo.  Eu tive suporte de empresas que jamais conseguiria obter recursos para ter esse tipo de treinamento. Além disso, consegui colocar todos os líderes para participar da formação. A partir daí, mudamos a estratégia do negócio, vimos boas oportunidades no sentido de pegar dois produtos grandes do Alma Preta e transformá-los em nosso carro-chefe, que foram o aúdio e vídeo e a rede Black Adnet”, afirmou. 

Além da diversificação de receitas, a organização também cresceu em equipe e em número de apoiadores, e montou uma redação presencial, a Casa Alma Preta. “Tudo isso também é fruto de todas as capacitações que passamos”, concluiu. 

Um dos representantes da Rádio Guarda-Chuva durante o programa, Renan Sukevicius afirmou que uma das metas da organização é aliar conhecimentos e ter mais gente perto sendo paga de forma justa: “Acreditamos no jornalismo responsável, na democracia, na educação midiática. Agora, com certeza, os treinamentos e o aporte devem ajudar a traduzir um pouco esses nossos pilares também em recursos financeiros. Construindo a empresa com os nossos valores”. 

A parte final da sessão foi guiada por Victor Lopes, Designer Manager na Echos e um dos responsáveis por esta edição do programa. Os veículos selecionados puderam tirar dúvidas sobre o cronograma do Startups Lab e fizeram um exercício de “pitching de elevador” para se conhecerem melhor.

Ao longo dos próximos meses, as iniciativas passarão por uma série de workshops, treinamentos e sessões de mentoria individuais. Além disso, cada veículo selecionado receberá US$ 20 mil em financiamento.