Sobre a Ajor
A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) é uma organização da sociedade civil que representa iniciativas brasileiras de jornalismo digital, um ecossistema em constante ampliação, diversificação e impacto no país. Sua missão é fomentar o campo jornalístico, fortalecendo suas associadas e defendendo uma imprensa mais livre, diversa e plural.
Nossas atividades estão divididas em três eixos de atuação:
Fomento ao empreendedorismo
Criação de mecanismos de suporte para a profissionalização, o desenvolvimento e a segurança institucional das associadas por meio de parcerias, projetos, iniciativas de formação e da organização de espaços seguros de troca de experiências.
Defesa do jornalismo e da democracia
Acompanhamento de decisões que afetam o exercício do jornalismo profissional, implementação de medidas de segurança jurídica e digital e realização de eventos sobre temas relacionados à missão da Associação.
Foco na diversidade
Fortalecimento de iniciativas de jornalismo digital de fora do eixo Rio-SP, do jornalismo periférico produzido em grandes cidades, e de iniciativas ligadas a grupos sociais historicamente invisibilizados, organização de espaços de formação e suporte para que organizações desenvolvam políticas relacionadas à diversidade.
Nossa história
Em 2017, um grupo de empresas e ONGs se uniu para criar o Festival 3i de Jornalismo Inspirador, Inovador e Independente. As duas edições nacionais e três edições regionais do festival receberam mais de 1.300 profissionais e estudantes e alcançaram uma audiência online de mais de 140 mil pessoas.
Em 2020, com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas a partir de uma doação do Google, as organizações fundadoras do 3i convidaram outras iniciativas jornalísticas para trabalhar na formação de uma nova associação.
A Ajor foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, com 30 organizações associadas com o objetivo de fortalecer o jornalismo digital. Hoje, a associação conta com mais de 100 membros.
Nossos objetivos:
- Promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital;
- Servir como centro de discussão e debates para promover o fortalecimento institucional e financeiro das associadas, a colaboração entre elas, o aprimoramento profissional e a inovação nas formas de produção, circulação e captação de recursos no jornalismo;
- Prestar apoios às associadas quanto à segurança jurídica e digital;
- Promover a visibilidade das suas associadas garantindo condições propícias ao exercício de suas funções jornalísticas, de acordo com as especificidades de cada uma;
- Representar as associadas e seus interesses junto aos poderes públicos.
O que fazemos:
- Promover eventos para a divulgação institucional e o aprimoramento profissional da atividade jornalística;
- Apoiar e criar projetos, editais e programas de mentoria e incubação para fomentar a inovação no jornalismo, especialmente nas áreas gerencial, estratégica, de marketing e de captação de recursos;
- Monitorar políticas públicas, temas legislativos e de regulação e jurisprudência de interesse das associadas;
- Propor ações judiciais em defesa de seus interesses e dos interesses gerais das associadas, sempre que relacionados a seus objetivos;
- Realizar campanhas e ações para promover os objetivos da associação;
- Celebrar convênios e parcerias com organizações similares, nacionais ou estrangeiras, com objetivos afins;
- Celebrar contratos e convênios com instituições de ensino e pesquisa públicas ou privadas para o desenvolvimento de estudos e procedimentos que possibilitem o intercâmbio entre academia e mercado;
- Publicar conteúdo sobre jornalismo digital em qualquer formato ou plataforma;
- Constituir fundos ou reservas, inclusive fundo endowment, receber contribuições de seus associados ou de terceiros e/ou gerir recursos por conta e ordem de terceiros para financiamento de suas atividades;
- Articular ou contratar assessoria jurídica e de segurança digital às associadas;
- Apoiar o planejamento e execução de projetos jornalísticos de interesse comum das associadas;
- Expor e demandar punição a redes e agentes que criam desinformação;
- Criar canais de diálogo entre as associadas e empresas privadas em questões estratégicas para os negócios digitais.
Quem somos:
Equipe

Maia Gonçalves Fortes
Diretora-executiva
Formada em Ciências Sociais pela USP, trabalhou como pesquisadora em organizações não governamentais focadas em políticas públicas e direitos humanos. Há mais de 10 anos atua em cargos de gestão voltados a projetos, produtos e operações em organizações jornalísticas digitais. Antes da Ajor, trabalhou na Repórter Brasil e no Nexo Jornal.

Carla Egydio
Diretora de Relações Institucionais
Advogada formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Sociais pela USP, pós-graduanda em Direito Legislativo pelo IDP. Atua com relações institucionais e advocacy em organizações não governamentais desde 2018, tendo experiência nas áreas da infância, juventude e educação.

Samanta do Carmo
Gerente-executiva

Géssika Costa
Coordenadora de Projetos

Fernanda Giacomassi
Coordenadora de Comunicação
Jornalista formada pela ECA-USP e especialista em Jornalismo Multiplataforma pela Universidade da Coruña. Foi trainee no time de produtos e assinaturas no jornal espanhol La Voz de Galicia. Antes da Ajor, trabalhou no Grupo Nexo Jornal e na Editora Globo com estratégia digital, análise de audiência, gestão de redes sociais e comunidades.

Audrey Furlaneto
Editora da Newsletter Brasis
Jornalista e escritora, iniciou a trajetória em 2006 pela Folha de S.Paulo, onde foi repórter da coluna Mônica Bergamo, da editoria Ilustrada e da sucursal do Rio de Janeiro, além de colunista de televisão. Também foi repórter do jornal O Globo e colaboradora de veículos como revista piauí, Valor, Época, entre outros. Atuou como editora de cultura e comportamento no Meio e como editora-assistente no portal Hysteria. É autora de “Marielle – Uma Biografia”, audiobook da Storytel.

Tainah Ramos
Assistente de Comunicação
Jovem jornalista com experiência em temas socioambientais e culturais. Colaborou com a Agência Pública e participou do projeto Lei.A | Conhecimento e ação pelo meio ambiente, observatório de leis ambientais e patrimônio cultural apoiado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Formada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), foi aluna internacional da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.