missão

Fomentar o campo jornalístico, fortalecendo suas associadas e defendendo uma imprensa mais livre, diversa e plural

nossos objetivos

1

Promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital;

2

Servir como centro de discussão para promover o fortalecimento institucional e financeiro das associadas, a colaboração entre elas, o aprimoramento profissional e a inovação;

3

Prestar apoios às associadas quanto à segurança jurídica e digital;

4

Promover a visibilidade das suas associadas garantindo condições propícias ao exercício de suas funções jornalísticas, de acordo com as especificidades de cada uma;

5

Representar as associadas e seus interesses junto aos poderes públicos;

o que fazemos

Criação de mecanismos de suporte para a profissionalização, o desenvolvimento e a segurança institucional das associadas por meio de parcerias, projetos, iniciativas de formação e da organização de espaços seguros de troca de experiências.

Fortalecimento de iniciativas de jornalismo digital de fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, do jornalismo periférico produzido em grandes cidades, e de iniciativas ligadas a grupos sociais historicamente invisibilizados, organização de espaços de formação e suporte para que organizações desenvolvam políticas relacionadas à diversidade.

Acompanhamento de decisões que afetam o exercício do jornalismo profissional, implementação de medidas de segurança jurídica e digital e realização de eventos sobre temas relacionados à missão da Associação.

nossa história

A Ajor nasceu a partir da união de um grupo de organizações que promoviam juntas, desde 2017, o Festival 3i de Jornalismo Inspirador, Inovador e Independente. Entre 2017 e 2019, as duas edições nacionais e três edições regionais do festival receberam mais de 1.300 profissionais e estudantes e alcançaram uma audiência online de mais de 140 mil pessoas.

Em 2020, com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas a partir de uma doação do Google, as organizações fundadoras do 3i iniciaram os debates sobre a necessidade de criar uma associação para defender não apenas seus interesses, mas fomentar e defender o campo do jornalismo no Brasil. A Associação foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Foi assim, em um momento histórico desafiador e único, que surgiu esta verdadeira rede de colaboração, participação e criação de oportunidades para empresas jornalísticas de vários formatos, portes, linhas editoriais e localização geográfica, mas que compartilham a defesa de um jornalismo capaz de impactar positivamente a sociedade e que responda aos inúmeros desafios da comunicação no século 21.

equipe

Carla Egydio

Diretora de Relações Institucionais

Advogada formada em Direito pela Universidade Presbiteriano Mackenzie e em Ciências Sociais pela USP, pós-graduada em Direito Legislativo pelo IDP. Atua com relações institucionais e advocacy em organizações não governamentais desde 2018, tendo experiência nas área de infância, juventude e educação

Géssika Costa

Coordenadora de Projetos

É jornalista pelo Centro Universitário Cesmac e pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. Conquistou 19 prêmios regionais e nacionais nas categorias webjornalismo, radiojornalismo e comunicação corporativa. Por dois anos consecutivos (2017 e 2018), foi considerada uma das repórteres mais premiadas da região Nordeste, pelo ranking do Jornalistas & Cia. Como freelancer, publicou, ao longo dos últimos anos, textos no Estadão, Portal Terra, Yahoo, Agência Pública e Ponte Jornalismo. É fellow do Dart Center, ligado à Columbia University.

Gisele de Lima

Analista Financeira

Maia Gonçalves Fortes

Diretora-executiva

Formada em Ciências Sociais pela USP, trabalhou como pesquisadora em organizações não governamentais focadas em políticas públicas e direitos humanos. Há mais de dez anos atua em cargos de gestão voltados a projetos, produtos e operações em organizações jornalísticas digitais. Antes da Ajor, trabalhou na Repórter Brasil e no Nexo Jornal.

Samanta do Carmo

Gerente-executiva

É formada em Jornalismo pela Unesp e Filosofia pela UNB. Como repórter atuou principalmente na cobertura de política e de Congresso, em Brasília. Passou por veículos como Tv Brasil, Congresso em Foco, Azmina e Intercept Brasil, onde foi coordenadora de Redação. Ex-bolsista dos programas Women Leadership Acceleretor (ONA, US) e Emerging Media Leaders (ICFJ/ECA, US)

Audrey Furlaneto

Editora da Brasis

Tainah Ramos

Assistente de Comunicação

Formada em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é uma jovem jornalista com experiência na cobertura socioambiental. Tem passagem pelos setores de comunicação da Agência Pública, onde recebeu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde pela cobertura da covid-19 durante o ano de 2020. Tem experiência acadêmica na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS/IPL).

fale conosco