missão

Fomentar o campo jornalístico, fortalecendo suas associadas e defendendo uma imprensa mais livre, diversa e plural

nossos objetivos

1

Promover o jornalismo de qualidade e de interesse público, a liberdade de expressão e de imprensa e a valorização da atividade jornalística digital;

2

Servir como centro de discussão para promover o fortalecimento institucional e financeiro das associadas, a colaboração entre elas, o aprimoramento profissional e a inovação;

3

Prestar apoios às associadas quanto à segurança jurídica e digital;

4

Promover a visibilidade das suas associadas garantindo condições propícias ao exercício de suas funções jornalísticas, de acordo com as especificidades de cada uma;

5

Representar as associadas e seus interesses junto aos poderes públicos.

o que fazemos

Criação de mecanismos de suporte para a profissionalização, o desenvolvimento e a segurança institucional das associadas por meio de parcerias, projetos, iniciativas de formação e da organização de espaços seguros de troca de experiências.

Fortalecimento de iniciativas de jornalismo digital de fora do eixo Rio de Janeiro - São Paulo, do jornalismo periférico produzido em grandes cidades, e de iniciativas ligadas a grupos sociais historicamente invisibilizados, organização de espaços de formação e suporte para que organizações desenvolvam políticas relacionadas à diversidade.

Acompanhamento de decisões que afetam o exercício do jornalismo profissional, implementação de medidas de segurança jurídica e digital e realização de eventos sobre temas relacionados à missão da Associação.

nossa história

A Ajor nasceu a partir da união de um grupo de organizações que promoviam juntas, desde 2017, o Festival 3i de Jornalismo Inspirador, Inovador e Independente. Entre 2017 e 2019, as duas edições nacionais e três edições regionais do festival receberam mais de 1.300 profissionais e estudantes e alcançaram uma audiência online de mais de 140 mil pessoas.

Em 2020, com apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas a partir de uma doação do Google, as organizações fundadoras do 3i iniciaram os debates sobre a necessidade de criar uma associação para defender não apenas seus interesses, mas fomentar e defender o campo do jornalismo no Brasil. A Associação foi fundada em 3 de maio de 2021, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Foi assim, em um momento histórico desafiador e único, que surgiu esta verdadeira rede de colaboração, participação e criação de oportunidades para empresas jornalísticas de vários formatos, portes, linhas editoriais e localização geográfica, mas que compartilham a defesa de um jornalismo capaz de impactar positivamente a sociedade e que responda aos inúmeros desafios da comunicação no século 21.

equipe

Audrey Furlaneto

Editora da Brasis

Jornalista e escritora, iniciou a trajetória em 2006 pela Folha de S.Paulo, onde foi repórter da coluna Mônica Bergamo, da editoria Ilustrada e da sucursal do Rio de Janeiro, além de colunista de televisão. Também foi repórter do jornal O Globo e colaboradora de veículos como revista piauí, Valor, Época, entre outros. Atuou como editora de cultura e comportamento no Meio e como editora-assistente no portal Hysteria. É autora de "Marielle – Uma Biografia", audiobook da Storytel

Carla Egydio

Diretora de Relações Institucionais

Advogada formada em Direito pela Universidade Presbiteriano Mackenzie e em Ciências Sociais pela USP, pós-graduada em Direito Legislativo pelo IDP. Atua com relações institucionais e advocacy em organizações não governamentais desde 2018, tendo experiência nas área de infância, juventude e educação

Géssika Costa

Coordenadora de Projetos

É jornalista pelo Centro Universitário Cesmac e pós-graduada em Gestão de Conteúdo em Comunicação pela Universidade Metodista. Conquistou 19 prêmios regionais e nacionais nas categorias webjornalismo, radiojornalismo e comunicação corporativa. Por dois anos consecutivos (2017 e 2018), foi considerada uma das repórteres mais premiadas da região Nordeste, pelo ranking do Jornalistas & Cia. Como freelancer, publicou, ao longo dos últimos anos, textos no Estadão, Portal Terra, Yahoo, Agência Pública e Ponte Jornalismo. É fellow do Dart Center, ligado à Columbia University.

Gisele de Lima

Analista Financeira

Formada em Administração de Empresas. Atua no terceiro setor desde 2014, na área administrativa e financeira. Trabalhou em organizações como Instituto Vladimir Herzog, Abraji e atualmente presta serviços para a Jeduca e Ajor.

Maia Gonçalves Fortes

Diretora-executiva

Formada em Ciências Sociais pela USP, trabalhou como pesquisadora em organizações não governamentais focadas em políticas públicas e direitos humanos. Há mais de dez anos atua em cargos de gestão voltados a projetos, produtos e operações em organizações jornalísticas digitais. Antes da Ajor, trabalhou na Repórter Brasil e no Nexo Jornal.

Samanta do Carmo

Gerente-executiva

É formada em Jornalismo pela Unesp e Filosofia pela UNB. Como repórter atuou principalmente na cobertura de política e de Congresso, em Brasília. Passou por veículos como Tv Brasil, Congresso em Foco, Azmina e Intercept Brasil, onde foi coordenadora de Redação. Ex-bolsista dos programas Women Leadership Acceleretor (ONA, US) e Emerging Media Leaders (ICFJ/ECA, US)

Tainah Ramos

Analista de Comunicação

Formada em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é uma jovem jornalista com experiência na cobertura socioambiental. Tem passagem pelos setores de comunicação da Agência Pública, onde recebeu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde pela cobertura da covid-19 durante o ano de 2020. Tem experiência acadêmica na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS/IPL).

Verônica Lima

Coordenadora de Comunicação

Jornalista, doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com graduação e mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e escrevivente. Atuou como consultora e assessora de comunicação em projetos governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos. Como pesquisadora, dedica-se a refletir sobre as interfaces entre comunicação, jornalismo e decolonialidade, articulando esses temas a partir do conceito de encruzilhada. Realizou período de Doutorado-Sanduíche no Centro Interdisciplinar de Estudos do Sul Global (ICGSS) na Universidade de Tübingen, Alemanha. Tem experiência docente na Universidade Nacional do Timor-Leste.

conselho

Carol Monteiro - Presidenta do Conselho

Co-fundadora da Marco Zero Conteúdo, do Recife. Jornalista com mestrado e doutorado em Design e Diretora da Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco.

Vitor Conceição - Vice-presidente

CEO do Meio. Empreendedor com 20 anos de experiência no mercado digital. É pós-graduado em Liderança Organizacional pela Universidade de Oxford.

Antônio Junião

Diretor de Arte e Projetos da Ponte Jornalismo formado em Artes Visuais pela Unesp/Bauru, faz jornalismo ilustrado desde 1994. É autor do livro infantil “Meu Pai Vai Me Buscar na Escola”, que recebeu o Selo Cátedra Unesco de Leitura.

Marcelo Zágon

Diretor de operações do Congresso em Foco, formado em Comunicação Social pela FAAP e MBA em Marketing pela PUC de São Paulo, possui 20 anos de experiência em produção, marketing e comercial. Já passou por agências, empresas de distribuição e exibição cinematográfica.

Maristela Crispim

Jornalista e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, faz parte da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), é fundadora e editora-chefe da Agência de Conteúdo Eco Nordeste e cofundadora e diretora executiva do Instituto Eco Nordeste.

Michel Silva

Formado em Jornalismo pela PUC-Rio, é nascido e criado na favela da Rocinha. Em 2013, ajudou a fundar o Fala Roça, veículo de mídia impressa e digital. Co-criou o Favela em Pauta. É diretor de jornalismo no Fala Roça e pós-graduado em Jornalismo Investigativo pelo IDP.

Paulo André Vieira

Formado em Produção Editorial pela UFRJ e com especialização em Marketing Digital pela ESPM. Trabalha há mais de 20 anos com jornalismo online. É diretor executivo de ((o))eco.

Rafael Duarte

Diretor-executivo da SAIBA MAIS, agência de reportagem e jornalismo independente do RN. Trabalhou no Diário de Natal, Tribuna do Norte, foi repórter especial do Novo Jornal e atuou na imprensa sindical do Estado potiguar. É autor da biografia "O Homem da Feiticeira, a historia de Carlos Alexandre".

Raquel Salgado

Trabalhou como repórter e editora de economia e negócios. Fez mestrado em Mídia, Estratégia e Liderança na Medill - Northwestern University (Chicago) e atua como executiva. Hoje é sócia e diretora de negócios do Reset, veículo de jornalismo econômico, digital e independente.

Vitória Régia

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós graduanda em Escrita Criativa, Roteiro e Multiplataforma pela Novoeste. É Presidente e diretora de conteúdo da Associação Gênero e Número, onde trabalha há mais de sete anos com cobertura especializada de gênero, raça e sexualidade guiada por dados. Foi editora da Capitolina, revista feminista e independente voltada a jovens e adolescentes. Já escreveu reportagens e artigos em diversos veículos no Brasil e no exterior, como o HuffPost Brasil, I hate flash, SPEX (Alemanha) e Gucci Equilibrium. É uma das autoras do livro "Capitolina: o mundo é das garotas" [ed. Seguinte] e colaborou com o livro "Explosão Feminista" [Ed. Companhia das Letras] de Heloisa Buarque de Holanda.

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