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Transparência: Ajor divulga relatório de atividades em 2022

por | fev 28, 2023

A Ajor (Associação Jornalismo Digital) publicou, nesta terça-feira (28.fev.2023), o relatório que registra as principais ações da organização em 2022. O documento presta contas às iniciativas associadas, aos parceiros e à sociedade sobre os projetos executados ao longo do período, e que marcaram a consolidação da Associação como um ator relevante no campo do jornalismo no país.

Este é o primeiro relatório divulgado pela organização desde a sua fundação, em 3 de maio de 2021. O informe traz um resumo do processo de estruturação institucional da Ajor em seu primeiro ano de atividade, apresenta os parceiros estratégicos da instituição durante o período e lista os projetos e produtos lançados.

No último ano, a entidade ultrapassou as 100 organizações associadas, alcançando todas as cinco regiões do Brasil. Também passou a ser responsável pela realização do Festival 3i, primeiro evento focado em inovação e empreendedorismo do jornalismo digital que terá sua próxima edição nacional no Rio de Janeiro, em maio de 2023, e foi parceira institucional de programas de aceleração de negócios de mídia e treinamentos em produtos e inovação. Além disso, a Ajor integrou uma coalizão em defesa da liberdade de imprensa, atuando no diálogo com agentes públicos sobre ataques a comunicadores e redações.

O relatório também traz o depoimento da Presidente, Natalia Viana, sobre a atuação do Conselho Executivo e Deliberativo da Ajor em sua gestão. A jornalista, cofundadora da Agência Pública, afirma que o jornalismo digital sai fortalecido de 2022, superando ataques e tentativas de censura para cumprir o papel de fiscalizar poderes e levar informação de qualidade à população. Ela diz, ainda, que a Ajor estará na linha de frente das discussões sobre a regulamentação das grandes plataformas e o fomento da mídia brasileira em 2023.

“A expansão no número de associadas, o lançamento de produtos como a newsletter Brasis e as parcerias que a Ajor está desenvolvendo com organizações importantes do meio expressam a importância que a Associação tem no fortalecimento e na consolidação de um campo novo do jornalismo, que já tem impacto real no debate público e no mercado brasileiro. Estamos muito felizes com o que conseguimos atingir e sabemos que 2023 será crucial para que a organização evolua em seu principal objetivo: impulsionar um jornalismo cada vez mais plural e diverso no Brasil”, afirma Maia Fortes, Diretora Executiva da Ajor. 

Acesse aqui o relatório completo.