Organização associada à Ajor, a Amazônia Vox vai promover o workshop internacional “Amazônia, ciência e vozes locais na cobertura jornalística climática”, no dia 27 de agosto, às 8h30, no auditório da Faculdade Estácio, em Belém (PA). Realizado em parceria com o Instituto Bem da Amazônia e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o evento é gratuito e voltado para comunicadores, jornalistas, estudantes e interessados no tema da cobertura climática.
Para participar, é necessário fazer a inscrição – tanto para a modalidade presencial em Belém (com vagas limitadas), quanto para a participação online – neste link até o dia 23 de agosto.
O workshop terá tradução simultânea e contará com a participação de Andrew Revkin, jornalista estadunidense com mais de quatro décadas de experiência na cobertura ambiental e climática, sobre como iniciar cobertura jornalística na área.
Após a palestra de Revkin, ocorrerá o painel sobre inclusão e base de fontes de pesquisas científicas na Amazônia e vozes locais na cobertura climática, em que serão apresentadas diferentes perspectivas para abordagem nas produções jornalísticas e de conteúdo nas redes sociais sobre as questões climáticas.
O encontro receberá Joice Ferreira, pesquisadora sênior da Embrapa e cofundadora da Rede Amazônia Sustentável, Angélica Mendes, bióloga, ativista ambiental e analista de conservação da WWF Brasil, Jalília Messias, repórter do Núcleo de Rede da Globo em Belém, e José Kaeté, indígena e produtor de conteúdo. A mediação da conversa será feita por Daniel Nardin, editor do Amazônia Vox, cofundador do Instituto Bem da Amazônia e membro da Rede Amazônidas pelo Clima (RAC).
“Amazônia, ciência e vozes locais na cobertura jornalística climática” tem o apoio institucional da Ajor (Associação de Jornalismo Digital), além de organizações como International Center for Journalists, Fundação Lemann, Faculdade Estácio, Rede Amazônidas pelo Clima (RAC) e Produtora REC.
Confira os detalhes sobre a programação e os palestrantes.