A comunidade que reúne professores especializados em jornalismo empreendedor

Iniciativa da SembraMedia é aberta a docentes e pesquisadores de toda a América Latina

As mudanças de tecnologia e de mercado que impactaram a indústria jornalística e levaram ao surgimento de diversas de organizações nativas digitais também se refletem nas universidades. A demanda por conhecimentos de negócio e empreendedorismo desse novo ecossistema impulsionou a adaptação dos currículos dos cursos de jornalismo. 

A nova edição da pesquisa “Ponto de Partida” confirma esta tendência. Realizado pela SembraMedia com o apoio da UNESCO, o estudo mapeou 157 universidades latino-americanas e espanholas para trazer o panorama atual do ensino ligado ao empreendedorismo jornalístico, os desafios e oportunidades nas salas de aula e o seu impacto no ecossistema dos meios digitais nativos.

Entre o período de 2017-2018 e 2021-2022, o número de cursos sobre jornalismo empreendedor aumentou em 15%. Além disso, 77% dos professores entrevistados relataram conhecer ex-alunos que trabalham em meios de comunicação nativos digitais e que 38% deles iniciaram seus próprios projetos.

“Em pouco tempo, o contexto em que o ‘Ponto de Partida’ foi construído mudou drasticamente. Se na primeira pesquisa tivemos dificuldade em encontrar professores e fomentar um espaço de rede, em 2023 conseguimos ter uma abordagem quantitativa com uma amostra de 101 professores em 16 diferentes países”, afirmam Sofía Álvarez, diretora educacional da SembraMedia, e Daniela Ruiz Blanco, coordenadora educacional. 

O novo estudo não inclui dados do Brasil. “Sabemos que as experiências no país são vitais para compreender profundamente o que está acontecendo no ecossistema de mídia digital latino-americano. Devido ao seu tamanho e complexidade, esperamos poder aprofundar esse tipo de trabalho no Brasil  encontrando aliados no território”, explicam à Ajor.

Rede de professores

Além do relatório com os resultados da pesquisa, o projeto disponibiliza uma base de dados com o contato de professores de jornalismo empreendedor de diversos países e recursos de apoio para a sala de aula, como uma proposta de desenho curricular para o ensino de jornalismo empreendedor, leituras recomendadas e  conteúdos multimídia.

Também é possível se cadastrar em uma comunidade direcionada a docentes que já ministram cursos ou incorporam elementos de jornalismo empreendedor em suas aulas ou demais interessados ​​em ensinar ou pesquisar as transformações da profissão. A rede funciona por meio de grupos no WhatsApp e no Facebook. 

“Trata-se de uma comunidade de aprendizagem de profissionais criada com o intuito de ser um espaço de reflexão em relação à prática docente e de troca de ideias e apoio mútuo”, afirmam Álvarez e Blanco. “Muitas vezes acordamos com uma dúvida de uma professora na Espanha que é respondida por uma professora na Colômbia, que generosamente contribui com o seu conhecimento, abrindo uma porta para a  colaboração internacional entre os pares”. 

Atualmente, mais de 200 professores fazem parte da comunidade. Eles têm acesso a eventos específicos e a benefícios em cursos da Escola Virtual da SembraMedia. “Uma das vantagens mais atraentes da rede, no entanto, é a própria rede: fazer parte de uma comunidade regional amplia as conexões e o capital social dos professores. Isto se traduz em oportunidades como convites para participar ou colaborar em aulas em outras universidade, fazer parte de simpósios acadêmicos regionais ou escrever artigos de forma colaborativa”, completam.

Para participar da Red de Profes, acesse: https://profesores.sembramedia.org/comunidad

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