Ajor e Google News Initiative abrem novo Laboratório de Desenvolvimento de Audiência

Por Ajor abr 24, 2024

Serão contempladas 15 organizações associadas para o treinamento de três meses

Com foco em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, a edição 2024 dos Laboratórios de Transformação Digital, da Google News Initiative, abriu inscrições para novas turmas do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência. Em parceria com a Ajor (Associação de Jornalismo Digital), o programa vai contemplar 15 organizações associadas.

Assim como no ano passado, o Lab vai focar nos fundamentos do desenvolvimento (e do funil) da audiência digital em diversos canais, na aplicação de métodos ágeis e, claro, na definição de metas estratégicas. O programa é virtual, com sessões ao vivo para todo o grupo e também com mentoria dedicada a cada organização. A Blue Engine Collaborative é a responsável pela experiência, organização do currículo e gestão dos encontros em grupo e individuais.

“Além de todo conteúdo repassado nos encontros ao vivo, os participantes terão acesso a uma mentoria dedicada e específica com um especialista da Blue Engine. Essa atenção focada nas necessidades de cada organização reflete diretamente nos resultados e no impacto do Lab”, afirma Sabrina Passos, diretora de gerenciamento de programas da BE para as Américas. “Os participantes passam a ter acesso direto a nosso time, formado por profissionais experientes no desenvolvimento de audiência em todo o mundo.”

O programa tem duração de 12 semanas. As organizações participantes devem indicar de três a cinco profissionais de diferentes áreas e pelo menos 5 horas semanais para as atividades do laboratório. As inscrições (uma por organização de notícia) podem ser feitas neste link até o dia 1º de maio. O resultado dos times selecionados deve ser divulgado ainda em maio. 

“Temos construído uma série de programas de treinamento e consultoria em parceria com associações de notícia com o intuito de desenvolver as habilidades necessárias para que os veículos ampliem audiência e receita de forma sustentável e autônoma. Estamos animados com os resultados que essas novas turmas participantes do lab de Audiência vão apresentar no fim da jornada”, afirma Natália Mazotte, gerente de relacionamento com a indústria de notícias no Brasil no Google.

Em 2023, o grupo participante do Laboratório de Desenvolvimento de Audiência teve uma melhoria de 137% nas métricas de crescimento de audiência e engajamento. As equipes que se concentraram no crescimento da audiência diretamente adicionaram em média 31% mais de usuários ao site, seguidores nas redes sociais e assinantes de newsletters.

outras notícias

veja também