Associada à Ajor, a Fiquem Sabendo abriu inscrições para comunicadores e lideranças indígenas da Amazônia participarem do programa de treinamento gratuito “LAI em Territórios Indígenas”. Os objetivos são formar lideranças e comunicadores indígenas da região amazônica para o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) e fomentar a produção de investigações colaborativas sobre delitos ambientais ou soluções para preveni-los. É possível se inscrever até o dia 5 de maio neste link.
O treinamento ocorrerá via WhatsApp ao longo do mês de maio, e tem dois encontros presenciais previstos para junho, em locais a serem definidos conforme localidades das inscrições. Além da publicação de reportagens, os participantes poderão compartilhar os dados obtidos durante a apuração na Don’t LAI to Me, newsletter quinzenal da Fiquem Sabendo que possui mais de 17 mil assinantes. O conteúdo do programa também vai fomentar a WikiLAI, portal que detalha como acessar informações públicas no Brasil.
O “LAI em Territórios Indígenas” conta com o apoio de Internews, em aliança com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) e a Wildlife Conservation Society (WCS), como parte do projeto “Conservando Juntos”.
A expectativa é que a formação contribua para novas oportunidades de carreira e mais impacto no trabalho dos selecionados. A partir de construção coletiva com os participantes, a Fiquem Sabendo pretende desenvolver uma forte rede de jornalistas, comunicadores indígenas e meios de comunicação independentes na Amazônia, apoiando colaborações para abordar questões de conservação e de direitos indígenas na região.