Edital oferece bolsas para reportagens sobre conservação dos oceanos e esportes aquáticos

Iniciativa busca mostrar também os impactos ambientais para atividades esportivas

Por Ajor mar 18, 2024

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Unesco. Serão selecionadas até cinco propostas de pauta para receber bolsas de R$ 10 mil cada. É possível se inscrever até o dia 14 de abril por meio deste formulário, com projetos individuais ou em dupla.

A iniciativa é voltada para jornalistas formados ou profissionais que comprovem exercer a profissão regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. Cada profissional pode inscrever até dois projetos de reportagem ou série de reportagens que retratem a relação entre a conservação do oceano e a prática de esportes aquáticos, náuticos ou diretamente influenciados pela região costeira.

As produções podem abordar a relevância dessas atividades esportivas na promoção da sustentabilidade e desenvolvimento econômico, além de como elas são afetadas pelos impactos ambientais no ecossistema costeiro-marinho, como poluição e mudanças climáticas. É possível explorar cases nacionais e regionais, lacunas de atuação, efetuando comparações internacionais e análise de dados. Os materiais devem ser publicados até novembro deste ano.

Os critérios de seleção são: a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação onde o material será veiculado.

Confira o regulamento completo.

Foto: Deva Darshan/Unsplash.

outras oportunidades

veja também