Evento de lançamento do livro aconteceu nesta quarta-feira (9) em São Paulo
Organização associada à Ajor (Associação de Jornalismo Digital), a Alma Preta celebrou nesta quarta (9) a publicação de seu primeiro manual de redação antirracista. O evento de lançamento aconteceu na sede do Siemaco (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo), na capital paulista.
Fruto de três anos de estudo e trabalho com pesquisadores, jornalistas e estudantes, o livro “Manual de Redação: o jornalismo antirracista a partir da experiência da Alma Preta” resgata a história de quase dois séculos de imprensa negra no Brasi e é visto como um marco para a agência e uma contribuição para a discussão sobre o jornalismo brasileiro. Ainda não há data para o início da venda do manual.
“A Alma Preta assumiu um compromisso, de muitas mãos, de construir um manual de redação de uma agência de mídia negra. Foi um processo longo de escuta de muitos profissionais, de leitura de muitos cadernos da imprensa negra do século XIX e XX”, aponta Pedro Borges, editor-chefe da Alma Preta e um dos idealizadores do manual.
A produção do livro contou com o apoio em pesquisa e consultoria da historiadora Ana Flávia Magalhães Pinto, que além de presidir o Arquivo Nacional é professora da UnB; e do jornalista Juarez Xavier, professor e vice-diretor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (FAAC) da UNESP.
“Eles foram fundamentais para o grupo apresentar para a sociedade um material denso, que permite uma reflexão sobre critérios de noticiabilidade, cuidados para a cobertura e termos adequados a serem utilizados — tudo a partir de uma perspectiva antirracista e libertadora”, afirma Borges em comunicado à imprensa.
A jornalista Fernanda Rosário, que fez parte do grupo que escreveu o manual, aponta que o levantamento histórico feito pelo texto resgata a “negritude pioneira do passado” e informa o atual momento de discussão da área.
“Além dessa consciência histórica que inspira o presente e os caminhos futuros, o manual se torna indispensável ao sistematizar e sugerir estratégias importantes de combate ao racismo no Jornalismo em tempos de hiperinformação”, conclui.
Assista à transmissão do evento de lançamento do livro:
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.