Deputado federal ataca Aos Fatos nas redes sociais

Por Ajor fev 01, 2023

Gustavo Gayer (PL-GO) expôs email do veículo que o procurava para uma reportagem com comentários desrespeitosos

Nesta quarta-feira (1º.fev.2023), dia em que tomou posse como deputado federal na Câmara dos Deputados, Gustavo Gayer (PL-GO) usou seu perfil do Instagram para desferir ataques contra o Aos Fatos, plataforma especializada em investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos.

O deputado publicou em seu perfil oficial no Instagram print de email enviado por jornalistas do Aos Fatos com pedido de esclarecimentos sobre tuítes publicados nos últimos seis meses contendo desinformação e ataques. A imagem, postada em seus stories, veio acompanhada do texto: “Agência de checagem veio encher o saco hoje”. 

Em seguida, o parlamentar publicou um novo ataque: “Então eu dei a única resposta digna do Aos Fatos”. A terceira postagem é um print da resposta ao veículo: risadas e uma frase de baixo calão. Em todos os stories, o parlamentar marca o Instagram do Aos Fatos, ação que pode desencadear um ataque coordenado de seus seguidores ao perfil da organização.

Aos Fatos está investigando as publicações mais populares de parlamentares eleitos em 2022. No levantamento, o veículo encontrou 49 tweets de Gayer (PL-GO) contendo ataques ou conteúdos desinformativos. Ao tentar dar ao deputado uma oportunidade de se pronunciar na reportagem, a organização foi hostilizada publicamente.

O caso se soma ao crescente número de ataques direcionados à imprensa nos últimos meses, especialmente no período eleitoral. Em dezembro de 2022, uma coalizão de organizações pela liberdade de imprensa, da qual a Ajor faz parte, se reuniu com o grupo de comunicação do governo de transição para discutir uma mobilização efetiva dos agentes públicos para conter violações e ameaças a jornalistas. Na próxima semana, o grupo se reunirá novamente, agora com representantes do governo, para pedir garantias de proteção para o setor.

outras notícias

veja também