Coalizão em Defesa do Jornalismo é lançada em sessão no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional

Por Ajor mai 09, 2024

Ajor integra coalizão lançada para defender o jornalismo no país

Na última segunda-feira (06/05), foi lançada a Coalizão em Defesa do Jornalismo, durante a reunião do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, em sessão de celebração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio.

A Ajor saúda a criação da coalizão, fruto da união de um conjunto de organizações da sociedade civil que vêm atuando juntas há dois anos para fortalecer o jornalismo e a liberdade de imprensa no Brasil. Espaços coletivos de defesa do jornalismo podem não só ampliar esforços e articular ações, como também chamar a atenção para a importância do jornalismo como pilar da democracia brasileira.

A coalizão é formada pelas seguintes organizações: Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Ajor (Associação de Jornalismo Digital), Artigo 19, CPJ (Comitê para a Proteção de Jornalistas), Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas), Instituto Palavra Aberta, Instituto Vladimir Herzog, Instituto Tornavoz, Intervozes, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e RSF (Repórteres Sem Fronteiras). O lançamento foi anunciado pela conselheira Bia Barbosa, da Repórteres Sem Fronteiras.

Confira o anúncio:

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil.

Atualização: o texto foi atualizado no dia 17 de maio de 2024, às 13h, para incluir a participação do Intervozes na Coalizão.

outras notícias

veja também