Desenrola e Não Me Enrola vence 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Por Géssika Costa dez 16, 2022

Cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira em Brasília, reunindo dezenas de jornalistas

O Desenrola E Não Me Enrola, iniciativa associada à Ajor que produz conteúdo e projetos de formação a partir das identidades culturais dos sujeitos e territórios periféricos, foi o vencedor da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo na categoria Jornalista Empreendedor.

A premiação, ocorrida em Brasília na última quarta (14), reuniu 35 finalistas selecionados na etapa regional (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto, além dos profissionais escolhidos nas categorias especiais de Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador Digital. Ao todo, o prêmio recebeu mais de mil inscrições de todo o Brasil. 

Além de Desenrola e Não Me Enrola, estavam concorrendo na categoria as organizações associadas à Ajor Alma Preta Jornalismo e Piauí Negócios. A Revista Comida Boa com História e o Só Notícia Boa completavam os finalistas.

De acordo com o cofundador do Desenrola E Não Me Enrola, Ronaldo Matos, o júri avaliou o trabalho da organização no eixo empreendedorismo a partir da reportagem “Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica”, assinada em parceria com Evelyn Vilhena. O material contou a história da primeira iniciativa de combate à crise climática e econômica no estado de São Paulo.

“A reportagem simboliza o modelo de negócios do Desenrola: uma cobertura jornalística especializada pela e para as favelas, feita com profissionais de jornalismo formados por nosso braço de formação, que é o ‘Você, repórter da periferia’. O projeto alimenta a produtora de jornalismo que vende esse conteúdo. É um negócio”, ressalta Matos.

O jornalista também salientou a importância do jornalismo preto, periférico e independente ocupar espaços que antes eram dominados apenas por grandes redações do Brasil.

“Na etapa nacional, ter um veículo independente nesse espaço é muito relevante. Eu posso dizer que a gente encerra 2022 com um saldo muito positivo, ainda que não tenha consolidado o desenvolvimento institucional da nossa organização. Continuamos com dificuldades financeiras mais robustas, mas temos conseguido planejar esse desenvolvimento e ter esse olhar a médio e grande prazo”, argumenta o profissional.

Cofundador do Desenrola E Não Me Enrola, Ronaldo Matos recebe troféu na categoria Jornalista Empreendedor. Foto: Ascom/Sebrae

Além do Prêmio Sebrae, o Desenrola E Não Me Enrola foi umas das empresas selecionadas este ano para participar da segunda edição do GNI Startups Lab, o programa de aceleração voltado ao jornalismo e desenvolvido pela empresa em parceria com a Ajor e a Echos, laboratório de futuros desejáveis. 

“Encerramos 2022 com um processo de design thinking. Estamos lançando um podcast que já nasce com uma rede de distribuição em parceria com rádios comunitárias, a fim de  diversificar nossa audiência. Nossa perspectiva para 2023 é manter a nossa redação e ampliá-la”, projeta o jornalista.

Sobre o Prêmio Sebrae

A premiação marca as comemorações dos 50 anos do Sebrae e reforça a importância da imprensa no fortalecimento dos pequenos negócios, ao dar voz e visibilidade a quem empreende e contribui para o desenvolvimento do Brasil.

outras notícias

veja também