Laboratórios de Transformação Digital

O que é?

Nos Laboratórios de Transformação Digital, turmas formadas por veículos de notícia se reúnem durante vários meses para lidar com problemas específicos de seus negócios, com o apoio de profissionais do Google e de especialistas do setor. Desenvolvido pela Google News Initiative, o programa é focado em promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística, em especial entre pequenas e médias organizações. 

Em todos os laboratórios, os participantes participam de sessões de aprendizado ao vivo com especialistas do setor, recebem auditorias e mentorias personalizadas e participam de grupos de trabalho para comparar o desempenho e as táticas relacionadas aos temas abordados. 

Laboratórios Google/Ajor 2023

Parte da edição brasileira do programa é realizada em parceria com a Associação de Jornalismo Digital. Ao todo, organizações associadas à Ajor receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, divididos entre 3 laboratórios.

Conheça os laboratórios

 

 

 

  • Duração: 3 meses
  • Tópicos abordados: O programa é estruturado em torno de três pilares – desenvolvimento de audiência, receita de leitores e receita de publicidade. 
    • Pilar #1: Desenvolvimento do público: inscrições em boletins informativos, notificações push, otimização da descoberta de pesquisa, ampliação da estratégia social, aumento da recirculação, velocidade e experiência na página (Core Web Vitals)
    • Pilar #2: Receita do leitor: ativos de marketing, bloqueio de anúncios, otimização de página de destino para dispositivos móveis, otimização de página de destino para desktop, fluxo de checkout
    • Pilar #3: Receita de publicidade: Tópicos: tamanhos de anúncios, densidade, posicionamento, formatos, bloqueador de anúncios, política/conformidade, velocidade
  • Número de participantes: 40
  • Inscrições abertas de 29 de Janeiro a 29 de fevereiro.
INSCREVA-SE

 

  • Duração: 3 meses
  • Tópicos abordados: fundamentos do desenvolvimento de audiência digital, funil de audiência, métodos ágeis e mentalidade de teste e aprendizado, definição de metas e scorecards, SEO, pesquisas quantitativa e qualitativa, práticas de descoberta social, domínio do meio do funil e o “+1”, o papel da redação na construção de audiências, lacunas de habilidades do público, segmentação e direcionamento etc.
  • Número de participantes: 15
  • Inscrições ENCERRADAS.

 

  • Duração: 3 meses
  • Tópicos abordados: fundamentos de publicidade e patrocínio digital, métodos ágeis, tomada de decisão baseada em dados e insights, proposta de valor para o cliente, criação de melhores media kits, preços e embalagens, a “arte” de vender, otimização programática, aproveitando newsletters e eventos e mais.
  • Número de participantes: 15
  • Inscrições ENCERRADAS

Quem pode participar

Os Laboratórios de Transformação Digital são voltados a pequenas e médias organizações de notícias associadas à Ajor. As organizações participantes precisam indicar de 3 a 5 profissionais de áreas diferentes (editorial, produto, UX, comercial, audiências etc) e dispor de cerca de 5 horas semanais para dedicar às atividades do programa.

FAQ

Quem deve se inscrever nos laboratórios? 

  • Equipes de profissionais de veículos de notícia pequenos e médios associados a Ajor. É necessário que ao menos um executivo (ou alguém em um cargo de liderança na organização) apoie a participação da equipe inscrita. Basta que um profissional da organização faça a inscrição em nome da equipe participante. As pessoas selecionadas receberão instruções para indicar os outros nomes da organização que vão compor sua equipe.

Quantas horas de dedicação dos participantes serão necessárias?

  • Ao todo, espera-se ao menos 5h de dedicação da equipe formada por profissionais de cada organização participante. 

Na prática, como funcionam os laboratórios?

  • Em todos os laboratórios, os participantes participam de sessões de aprendizado ao vivo com especialistas do setor, recebem auditorias e mentorias personalizadas e participam de grupos de trabalho para comparar o desempenho e as táticas relacionadas aos temas abordados.  

Quem serão os consultores dos laboratórios?

  • Os consultores fazem parte do consórcio Blue Engine Collaborative e têm reconhecida experiência na construção de audiência e receita em veículos de notícia. Antes do início de cada laboratório, divulgaremos a bio dos consultores envolvidos em cada um deles.