Ajor terá espaço na programação do Festival Gabo 2022

Por Ajor out 17, 2022

Secretária executiva da Ajor, Maia Fortes fará uma apresentação sobre a entidade durante o segundo dia de evento

A décima edição do Festival Gabo acontece entre os dias 21, 22 e 23 de outubro em Bogotá, na Colômbia. Este ano, o evento celebra os 40 anos do Nobel de Literatura do escritor Gabriel García Márquez, além de premiar os melhores trabalhos jornalísticos da América Latina e promover espaços para a apresentação de veículos nativos digitais da região. 

A Ajor será representada por sua secretária executiva, Maia Fortes, durante o encontro “‘El hormiguero’ en movimiento: apresentação pública de medios nativos digitais latinoamericanos” (“O ‘formigueiro’ em movimento: apresentação pública da mídia nativa digital latinoamericana”, em tradução livre). Ela falará sobre o primeiro ano de atuação da entidade e os desafios e oportunidades para o jornalismo digital no Brasil. 

“Para a Ajor, é uma honra fazer parte da programação do Festival Gabo, ainda mais em em uma sessão que discute a realidade das organizações de jornalismo digital na nossa região. Sem dúvida temos muito a aprender e a compartilhar sobre o contexto do Brasil que, assim como em outros países, passa por um período de ebulição de novas iniciativas”, afirma Fortes.

A PerifaConnection e a Alma Preta, organizações associadas à Ajor, também farão apresentações durante o encontro. Elas serão representadas, respectivamente, por Jefferson Barbosa, diretor executivo, e por Pedro Borges, cofundador e editor-chefe.

Prêmio Gabo

Durante o Festival, ocorrerá também a premiação dos vencedores do Prêmio Gabo, que reconhece trabalhos de excelência e inovação no  jornalismo Iberoamericano. Os ganhadores desta edição foram revelados nesta segunda (10). Nenhum veículo ou jornalista brasileiro foi contemplado.

A Rádio Novelo e a Agência Pública, duas organizações membros da Ajor, eram finalistas na premiação.

outras notícias

veja também