notícias

Conheça os projetos finais do edital de bolsas de reportagem sobre justiça climática

por | out 18, 2023

Iniciativa financiou a produção de conteúdos sobre o tema em sete organizações de jornalismo digital associadas à Ajor

O edital “Bolsas de reportagem: Justiça Climática”, oferecido pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital) com o apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade), chega ao fim em outubro com sete projetos jornalísticos publicados. A iniciativa faz parte do Projeto Piloto de Justiça Climática, proposta do iCS e da ClimateWorks Foundation em parceria com organizações locais que tem como objetivo ampliar o debate público sobre justiça climática e racismo ambiental no Brasil.

Ao todo, cinco organizações associadas à Ajor receberam um subsídio de R$ 10 mil para executar uma investigação em texto sobre o tema. Além disso, outras duas organizações receberam R$ 25 mil para produzir conteúdos em áudio e vídeo, respectivamente. 

A chamada pública buscou projetos que respondessem questões como: O que é justiça climática? Quais os atores envolvidos atualmente neste debate? Qual o impacto desse debate no meu território? Quais as políticas públicas possíveis acerca do tema?. Foram valorizadas ideias que levassem em consideração aspectos regionais, territoriais, além das diversidades de gênero, raça e etnia.

“Estamos muito felizes com os resultados dos trabalhos apresentados pelas associadas à Ajor. São produções de alta qualidade e que sem dúvida ajudarão a disseminar e qualificar a discussão sobre racismo ambiental no Brasil, que infelizmente ainda é incipiente. Além disso, o impacto dos projetos também foi percebido pelas organizações selecionadas tanto em alcance das publicações, como em feedbacks de atores e organizações importantes da sociedade civil”, afirma Samanta do Carmo, gerente executiva da Ajor.

Conheça os projetos: 

Texto

Veículo: Desenrola E Não Me Enrola
Projeto: “Guardiões do Clima”
Sobre: Série de quatro conteúdos entrevistou líderes comunitários de territórios periféricos de São Paulo que atuam na defesa do meio ambiente e no combate ao racismo ambiental em suas regiões. 

Veículo: Porvir
Projeto: “Diante da crise climática, diálogo entre gerações mostra por que o tema deve estar na escola
Sobre: Reportagem especial se debruçou em como periferias e comunidades tradicionais utilizam saberes ancestrais para estimular debates sobre clima e incentivar o surgimento de ativistas ambientais, e como as escolas podem se beneficiar deste conhecimento. O projeto também deu origem ao e-book “Futuro Ancestral na escola: reflexões e dicas para trabalhar justiça climática e racismo ambiental com turmas da educação infantil ao ensino médio“, que traz orientações práticas para que comunicadores e professores disseminem o conteúdo em salas de aula. 

Veículo: Mídia Caeté
Projeto: “Ecologia fora da rota”
Sobre: Especial destrincha como a paisagem da Rota Ecológica dos Milagres, ao longo do litoral dos municípios de Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, em Alagoas, está sendo reconfigurada pela intensa exploração turística e especulação imobiliária, deixando profundos impactos ambientais e um cerco aos moradores.

Veículo: Nonada
Projeto: “Mulheres do Cerrado contra a queda do céu”
Sobre: Reportagem especial conta como o avanço do agronegócio no Cerrado causa um impacto sociocultural, além do ambiental, ao ameaçar a continuidade de rituais tradicionais de comunidades locais. 

Veículo: EcoNordeste
Projeto: “Dos portos aos morros: a face do racismo ambiental em Recife e Salvador”
Sobre: Em texto investigativo, repórter especial percorreu Salvador (BA) e Recife (PE), líderes no ranking de pessoas vivendo em área de risco no Nordeste, para entender as semelhanças e diferenças das capitais em face ao racismo ambiental.

Vídeo

Veículo: Congresso em Foco
Projeto: “Congresso vai na contramão das políticas climáticas”
Sobre: No Congresso Nacional, as pautas que dizem respeito à justiça climática ainda avançam a passos lentos. A reportagem especial escutou especialistas sobre o que está por trás da dificuldade de avançar com o debate entre parlamentares.

Áudio

Veículo: Portal Catarinas
Projeto:Podcast  Ilha Invisível”
Sobre: A produção narra em três episódios os impactos na comunidade tradicional de pescadores artesanais da Baía Sul de Florianópolis, Santa Catarina, após a construção da Via Expressa Sul, como é conhecida a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva, trecho da SC-401. A via conecta o centro da capital ao Sul da Ilha, mas desde sua inauguração, em 2004, opera sem licenciamento ambiental. O caso é marcado por uma série de descasos, infrações e violências contra a população local.