Correio Sabiá oferece mentorias para cobertura de crimes ambientais na Amazônia

O programa dura três meses e foca na construção de canais de comunicação sobre o tema

Por Ajor fev 28, 2024

Organização associada à Ajor, o Correio Sabiá lançou o programa de mentoria online gratuita “Um voo pela Amazônia: transformando pela informação”, com o objetivo de capacitar jornalistas, estudantes de jornalismo, pesquisadores e a sociedade civil como um todo sobre como produzir e disseminar notícias sobre a região amazônica com foco em delitos ambientais. A iniciativa é realizada em parceria com a Internews e apoio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e da WCS (Wildlife Conservation Society).

A mentoria com profissionais que são referências no jornalismo ambiental dura três meses e foca em auxiliar os participantes na construção de novos canais de comunicação e distribuição de conteúdo. Os participantes farão parte de uma rede de defensores ambientais, além da possibilidade de publicação de conteúdos no Correio Sabiá. Também é oferecido um certificado de conclusão do programa.

A iniciativa irá ajudar os mentorados no desenvolvimento de suas próprias audiências, especialmente no WhatsApp – principal aplicativo de informação utilizado no Brasil –, enfrentando a desinformação na plataforma, com prioridade para localidades que estejam nos desertos de informação jornalística mapeados pelo Atlas da Notícia.

“Há um entendimento de que precisamos chamar atenção para os diferentes tipos de delito ambiental na Amazônia, como pesca ilegal, desmatamento, garimpo. O WhatsApp é um instrumento amplamente usado pela população, não importa a região do Brasil, enquanto os veículos de comunicação se concentram em determinadas regiões. É por isso que fazemos uma aposta de que agora podemos capacitar as pessoas a engajarem audiências via WhatsApp, com base na expertise que adquirimos em quase seis anos de atuação no app de mensagens, sendo a primeira organização de notícias brasileira lançada no WhatsApp”, afirma Maurício Ferro, fundador do Correio Sabiá.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de março de 2024. A divulgação do resultado acontece no dia 11 de março. O projeto se inicia no dia 18 e segue até o dia 30 de maio deste ano.

outras oportunidades

veja também