Encerramento do programa de aceleração de empresas com foco em jornalismo contou com rodada de apresentação para representantes de organizações filantrópicas
Em agosto deste ano, o Google anunciou as 16 organizações selecionadas para a segunda edição do GNI Startups Lab, o programa de aceleração de empresas jornalísticas desenvolvido este ano em parceria com a Ajor e Echos.
Pensando em contribuir com novas iniciativas para a indústria, criando modelos de negócios mais inclusivos e sustentáveis, as empresas que concluíram o programa receberam um financiamento bruto de US$ 20 mil, além de 16 semanas de mentoria, workshops e acompanhamento individual para a aceleração do negócio. Com a evolução de propostas inovadoras, elas puderam apresentá-las para investidores durante um Pitch Day.
“Estamos muito contentes por finalizar mais uma edição da GNI Startups Lab apresentando os projetos para uma banca de investidores e vendo iniciativas tão relevantes ganhando forma, impactando de forma positiva a indústria de notícias. Este é mais um projeto que a Google News Initiative criou para fortalecer este ecossistema e avançar no nosso objetivo de tornar mais útil e acessível informações de qualidade para as pessoas. Para nós, é muito claro que o jornalismo é um parceiro indispensável para isso acontecer”, afirma Fabiana Zanni, Head de Ecossistemas e Associações, Parcerias de Notícias, América Latina do Google.
Durante o programa, as organizações selecionadas aprimoraram soluções para seus negócios em áreas que representam desafios da indústria, tais como: diversificação de fontes de receita, captação e engajamento de audiências e cobertura hiperlocal.
Conheça algumas das propostas criadas:
A organização Matinal Jornalismo, do Rio Grande do Sul, criou a Assinatura Amiga, com o objetivo de democratizar o acesso a informações locais de Porto Alegre. A dinâmica incentiva que assinantes paguem um valor a mais para possibilitar uma assinatura premium a alguém que não tenha condições de pagar. Além do propósito social, o serviço faz com que os conteúdos cheguem a mais pessoas e gere novas fontes de renda ao site.
“A lição mais preciosa que levamos do Startup Labs é que não há crescimento sem processo. Especialmente quando se trata de um negócio tão sensível e complexo como o jornalismo. O programa nos deu a oportunidade de conhecer e aplicar ferramentas inovadoras, focadas em remodelar o negócio sob a ótica de produto com melhoria contínua. Todo o planejamento de 2023 do Matinal foi reestruturado com o que aprendemos, e hoje temos muito mais tranquilidade em escolher e alcançar nossas metas”, compartilhou Filipe Speck, co-fundador da Matinal.
Demonstrando muita expertise no nicho em que atuam, a Ambiental Media, de São Paulo, criou a Loja de Dados, uma espaço que facilita o acesso às informações geradas por meio de análises e cruzamento de dados, que explicam e esclarecem contextos socioambientais do país. Nas redes sociais o grupo também criou séries de conteúdos curtos e visuais com formatos mais acessíveis e de fácil compreensão, para aumentar o alcance e engajamento da página.
“Para nós, a experiência foi extremamente proveitosa. Diria que passamos a “pensar produto”, o que foi a motivação fundamental da nossa inscrição no programa, que serviu para dar uma unidade maior aos nossos esforços. Antes, parecia não haver um direcionamento claro em algumas das nossas iniciativas e a busca por validação, entendimento da audiência, uso de indicadores para acompanhar o avanço das etapas, entre outros elementos, servem ao propósito de tornar os processos e objetivos mais claros e efetivos”, afirma Thiago Medaglia, fundador e editor da Ambiental Media.
Aceleração de negócios sustentáveis
O programa, conduzido pela Echos, escola de design thinking, foi baseado em quatro pilares considerados indispensáveis para um negócio sustentável: Desenvolvimento de Produto, Crescimento e Marketing, Finanças e Investimento e Comunidade. Por meio deles, temas como consolidação de audiência, direcionamento estratégico, liderança, visibilidade de marca e viabilidade financeira são abordados nos encontros. Além disso, o objetivo é proporcionar trocas entre as equipes, fomentando um ambiente colaborativo de construção de narrativas e soluções.
Para Victor Lopes Mascarenhas, Design Manager da Echos, o GNI Startups Lab Brasil tem um papel muito importante no fortalecimento e no futuro do ecossistema de notícias brasileiro. O que ficou ainda mais evidente após a apresentação do pitch das startups para os investidores: “Acompanhamos 16 startups que estão gerando impacto positivo em todo o Brasil através do jornalismo independente. Defendendo os direitos LGBTI+, os direitos das mulheres, o meio ambiente, a checagem de fatos, as comunidades das periferias e transformando desertos de notícias em florestas de informação”, afirma.
O programa também possibilitou uma oportunidade única de trocas entre os mentores e pequenos e médios negócios da indústria de notícias, que juntos pensaram em soluções para que este ecossistema siga evoluindo de forma sustentável, diversa e colaborativa.
“Estamos muito felizes com a parceria entre Google, Echos e Ajor no Startups Lab deste ano. O programa de aceleração é, sem dúvida, uma das formas mais eficientes de contribuir para o desenvolvimento e a segurança institucional de organizações de jornalismo digital no país. O conhecimento compartilhado pelos palestrantes e entre os participantes, combinado com a mentoria individualizada, ajudam a responder a demandas específicas que surgem ao longo do processo. Além disso, o sentimento de comunidade que se desenvolve entre as startups selecionadas é algo que nós, na Ajor, também valorizamos muito”, afirma Maia Fortes, Diretora Executiva da Ajor.