Instituto FALA! abre rede de treinamentos para jornalistas em todo Brasil

O programa vai auxiliar no uso de ferramentas do Google para produção jornalística

Por Ajor mar 14, 2024

Organização voltada para o jornalismo de causas, o Instituto FALA! lançou na última segunda-feira (11) a Rede de Treinamentos FALA!, um programa de formação para jornalistas, com objetivo de fomentar a atuação em rede.

Qualquer redação, jornalista freelancer ou estudante de jornalismo pode se inscrever para solicitar treinamento gratuito, que acontecem entre março e novembro deste ano. Ao todo, são 11 instrutores, atuando em todas as regiões do país para aulas presenciais e virtuais. O agendamento das oficinas com os inscritos vai começar já no dia 26 de março.

Com três organizações associadas à Ajor – Alma Preta, Marco Zero e Ponte Jornalismo – entre as quatro fundadoras do instituto, os materiais disponibilizados trazem suas experiências em temas como jornalismo antirracista, a importância dos dados para o jornalismo local e atuação diante da emergência climática.

“Contribuir com a formação de jovens comunicadores de diversas regiões do Brasil é um dos pilares de atuação do Instituto FALA!. Temos como missão fomentar a pluralidade de vozes, narrativas, territórios, formatos e linguagens por meio do jornalismo de causas. Os jornalistas que compõem a rede instrutora são os protagonistas do programa, porque é da união entre o ferramental e a produção de conhecimento que vem de cada um deles que mora a riqueza desta iniciativa”, destaca Antônio Junião, cofundador do FALA! e diretor de arte e projetos na Ponte.

O programa se centra especialmente nas ferramentas Google, apoiadora do projeto. Os participantes serão instruídos sobre o uso do Google Search, Trends, Street View, Earth e Pinpoint para auxiliar na produção jornalística.

A expectativa da organização é que, ao final das atividades, os veículos de comunicação sejam capazes de utilizar os conhecimentos compartilhados, tanto em relação às ferramentas Google, quanto sobre os princípios e práticas do jornalismo de causas, para experimentar novas linguagens, criar novos produtos jornalísticos e otimizar suas rotinas de pesquisa e análise de informações.

Acesse o site do programa para se inscrever.

Foto de destaque: CreateHERStock/Nappy.

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