Núcleo lança ferramenta para monitorar documentos do Poder Público

Por Ajor ago 07, 2023

O Legislatech permite a customização para acompanhar assuntos específicos em documentos públicos

Organização associada à Ajor, o Núcleo lançou em julho o Legislatech, uma ferramenta customizável de monitoramento de documentos públicos e tramitações em casas legislativas.

Atualmente é possível monitorar movimentações de projetos de lei, requerimentos e outras tramitações na Câmara dos Deputados e no Senado, além do Diário Oficial da União. A iniciativa pretende incluir assembleias legislativas, governos regionais e outros órgãos nos próximos meses.

O objetivo é facilitar a vida de executivos, comunicadores, advogados, jornalistas e profissionais do terceiro setor que precisam encontrar e acompanhar assuntos específicos em documentos do Poder Público de maneira consistente e automatizada.

Por enquanto, o Legislatech está disponível apenas para os apoiadores do veículo, como explica a gerente de estratégias Jade Drummond: “Pensamos como um benefício exclusivo para quem apoia o Núcleo e, em breve, diversificar ainda mais a nossa receita com a oferta da tecnologia em uma escala maior para outras organizações. Queremos oferecer isso a um valor acessível, favorecendo organizações que são essenciais para a democracia brasileira e podem se beneficiar com o uso da ferramenta”.

O projeto foi inspirado pelo Elas No Congresso, da revista AzMina, também associada à Ajor. Segundo Drummond, a plataforma é uma evolução das tecnologias que o próprio Núcleo estava utilizando para auxiliar a cobertura de temas específicos no Congresso e será disponibilizado para organizações e empresas ainda neste mês.

A iniciativa também será totalmente open source, distribuído sob licença MIT – licença de programas de computadores criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts –, após o veículo organizar sua estrutura de contribuição de código aberto.

O Legislatech tem a coordenação do diretor de tecnologia, Felippe Mercurio, e foi liderado pelo cientista da computação e lead developer, Michel Gomes, com suporte do desenvolvedor Henrique Rieger. A identidade visual é de Rodolfo Almeida e a concepção do projeto é do jornalista Sérgio Spagnuolo, diretor-geral da publicação.

outras notícias

veja também