Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições para sua 45ª edição

Por Ajor jul 10, 2023

Até dia 31 de julho é possível inscrever trabalhos veiculados entre os dias 1º de julho de 2022 e 30 de julho de 2023

Estão abertas as inscrições para a 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, uma das principais premiações brasileiras para trabalhos de jornalistas, repórteres fotográficos e artistas do traço que defendem a democracia, a cidadania e os direitos humanos.

O prêmio é dividido em sete categorias: produção jornalística em texto, produção jornalística em áudio, produção jornalística em vídeo, produção jornalística em multimídia, fotografia, arte e livro-reportagem. Para esta última, serão consideradas obras lançadas em 2022.

Realizada atualmente por uma Comissão Organizadora com 13 instituições, além da Família Herzog, a premiação teve sua primeira edição em 1979. Sua criação foi aprovada no Congresso Brasileiro de Anistia realizado em Belo Horizonte, em 1978, articulado e promovido pelo Comitê Brasileiro de Anistia. À época diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e representante da entidade no Congresso, Perseu Abramo teve a ideia de que o prêmio levasse o nome de Vladimir Herzog, com objetivo de homenagear o jornalista que foi torturado e assassinado pela ditadura em 25 de outubro de 1975.

Na edição do ano passado, cinco associadas à Ajor foram premiadas em diversas categorias, além da ex-presidente da organização Natalia Viana ter recebido menção honrosa com o livro-reportagem “Dano colateral: A intervenção dos militares na segurança pública”. 

Confira o regulamento desta 45ª edição. 

outras notícias

veja também