3i Nordeste: Festival que discute o jornalismo inovador, inspirador e independente desembarca no Recife

Por Ajor out 10, 2022

Evento regional reúne estudantes e empreendedores para um dia de conversas sobre novos projetos e estratégias para a sustentabilidade do jornalismo; Inscrições já estão abertas pelo Sympla

Associação de Jornalismo Digital (Ajor), abriu nesta segunda (10), as inscrições para o Festival 3i Nordeste. O evento acontece no sábado, dia 19 de novembro, no campus da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizado no bairro Boa Vista, região central do Recife (PE). Os ingressos já estão à venda pelo Sympla. 

A 4ª edição regional do 3i representa um marco para a Ajor: é a primeira vez que um evento presencial é organizado pela entidade, fundada em maio de 2021.

No primeiro semestre deste ano, a Associação realizou o 3i nacional, com uma programação 100% online e gratuita. Em 2018, o Festival já havia passado por Recife, bem como em Belo Horizonte e Porto Alegre, também em encontros locais. As outras edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, em 2017 e 2019.

“Estamos muito felizes em poder realizar este espaço de networking e aprendizado entre nossas associadas, estudantes e jornalistas. Esperamos que o 3i ajude a inspirar uma nova geração de empreendedores da área no Nordeste e mostre caminhos para a sustentabilidade daqueles que já são parte do ecossistema de mídia da região”, afirma Maia Fortes, secretária executiva da Associação. 

A realização do evento faz parte do esforço da organização em expandir sua atuação e o número de associadas fora do eixo Rio-São Paulo, assim como descentralizar a discussão sobre inovação do jornalismo e atrair o olhar de financiadores para outros estados. O evento conta com o apoio da Ford Foundation.  

Programação

Com uma programação que ocorre ao longo de todo o sábado, das 9h às 19h (horário de Brasília), o Festival 3i NE terá quatro mesas, que abordarão a descentralização dos investimentos no jornalismo digital, como empreender no setor, inovação na distribuição de conteúdos e estratégias para a produção de podcasts.  

Além delas, esta edição estreia um novo formato, que aproveita o espaço acolhedor da universidade, o “Conversas no Jardim”: momentos de encontro entre as sessões, voltados para a discussão sobre temas específicos e para a troca de experiências entre convidados especiais e participantes. O Festival será encerrado em um Happy Hour com uma apresentação artística.

Assim como a edição nacional do evento, que aconteceu em março deste ano, a programação do 3i NE foi construída com o apoio de um Grupo de Trabalho formado por organizações associadas à Ajor do Nordeste: Agência Tatu (AL),  Agência Saiba Mais (RN)Eco Nordeste (CE)A Nossa Pegada (PE)Eficientes (PE)Info São Francisco (SE)Marco Zero Conteúdo (PE)Meus Sertões (BA)O Grito! (PE)Paraíba Feminina (PB)Piauí Negócios (PI)Revista Afirmativa (BA)Conquista Repórter (BA) e O Pedreirense (MA)

“Em todas as atividades desenvolvidas pela Ajor, a diversidade será sempre um dos principais focos, sobretudo a regional. Sabemos o quanto o jornalismo digital no Nordeste tem mostrado ainda mais sua força e relevância para contribuir com a democracia e, até mesmo, quebrar estigmas e preconceitos, por isso, vemos como relevante socializar o debate sobre o futuro do jornalismo para todos o Brasil”, afirma a coordenadora de projetos da Ajor, Géssika Costa.

Serão oferecidos certificados de participação a todos os inscritos na versão presencial do evento.

Bolsas

Para garantir um evento mais acessível e diverso, a Associação de Jornalismo Digital vai oferecer 40 bolsas para que estudantes nordestinos e comunicadores populares possam participar do Festival 3i Nordeste. Serão disponibilizados 30 ingressos gratuitos, além de 10 bolsas de auxílio financeiro (ingresso +  valor para transporte e estadia).O prazo para solicitar a bolsa é dia 25 de outubro.

Os selecionados serão divulgados até o dia 5 de novembro. Acesse aqui o formulário de inscrição.

Sobre o Festival

O 3i é o primeiro evento do Brasil focado em questões essenciais para aquelas e aqueles que querem empreender, inovar e liderar iniciativas digitais de jornalismo. O evento é organizado pela Associação de Jornalismo Digital – Ajor, que representa mais de 100 organizações de mídia no país. 

Serviço:

Quando: Sábado, 19 de novembro de 2022
Onde: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) –  R. do Príncipe, 526 – Boa Vista, Recife – PE
Horário: 9h às 19h
Inscrições: Sympla
Valores dos ingressos: R$ 100 inteira – R$ 50 meia

outras notícias

veja também