Núcleo utiliza aplicação de inteligência artificial para resumir conteúdos próprios

Por Ajor mar 28, 2024

O Nuclito Resume traz os principais conteúdos do veículo em três pontos principais, economizando o tempo do leitor

Organização associada à Ajor, o Núcleo lançou uma nova ferramenta baseada em inteligência artificial (IA) que sumariza as reportagens e notas do site em três pontos essenciais. O Nuclito Resume tem o objetivo de otimizar o tempo de leitura dos usuários.

“A ideia nasceu a partir de uma necessidade minha de ficar por dentro de todo o conteúdo publicado no Núcleo, mas não ter tempo para ler tudo. Comecei a pedir pro ChatGPT resumir várias notas e achei bom o resultado, então tive a ideia de criar esse produto para disponibilizá-lo também para nossos leitores e leitoras”, conta Sérgio Spagnuolo, diretor-executivo do Núcleo e idealizador do projeto.

A ferramenta utiliza o chatbot próprio de inteligência artificial da organização, o “‘Nuclito”, seguindo a política interna de não criar conteúdo original a partir da tecnologia, apenas resumo de conteúdos, que são rigorosamente apurados e verificados. A equipe também realiza uma supervisão diária da aplicação.

“A vantagem de usar IA nesse caso é que a gente confia muito no conteúdo que publicamos. Em nossos testes, a chance de sair algo errado foi muito baixa. Encontramos alguns erros de construção de sentenças confusas ou estranhas, mas, até agora, não identificamos nenhum erro de informação”, explica.

A página do Nuclito Resume reúne as publicações do veículo em três tópicos essenciais, com redirecionamento ao material completo.

A interface permite que os leitores cliquem nos links das matérias originais que mais interessam para poder se aprofundar no conteúdo. Para Spagnuolo, o ganho principal da aplicação é  entregar uma economia de tempo da melhor forma possível para o leitor, garantindo um engajamento recorrente.

O Nuclito Resume tem uma página própria no site e em breve estará visível também em outros lugares no site, como homepage e espaços de sugestões de leitura.

Contribuições ao ecossistema

O Nuclito Resume é uma tecnologia de código aberto, distribuída sob a licença MIT – licença de programas de computadores criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Qualquer usuário pode utilizá-lo e modificá-lo sem restrições, inclusive para uso comercial.

A iniciativa faz parte dos esforços de inovação do Núcleo, que aposta no desenvolvimento de  produtos de tecnologia para o campo. O projeto foi desenvolvido com apoio do ICFJ (International Center for Journalists).

outras notícias

veja também