Associe-se a Ajor!

Por Conselho da Ajor jun 01, 2021

A Ajor é uma associação patronal construída a partir do esforço das empresas e ONGs associadas. Além da contribuição social, que ajuda a manter a Ajor financeiramente, as associadas participam da elaboração de projetos e programas, elegem o conselho e se beneficiam das parcerias, atividades e eventos promovidos pela organização. 

O principal objetivo da Ajor é o fortalecimento do jornalismo digital, e é essa missão que estrutura toda sua atuação. As atividades da Ajor apoiam-se em três eixos principais:

Profissionalização e fortalecimento institucional das associadas

Defesa do jornalismo e da democracia

Promoção da diversidade

Associadas da Ajor têm acesso às seguintes atividades, benefícios e fóruns:

Conversas em Off: Reuniões quinzenais entre associadas para discutir, de forma reservada e confidencial, questões estratégicas relacionadas aos negócios e buscar soluções inteligentes a partir das experiências de cada organização. As conversas têm o propósito de construir comunidade e compartilhar conhecimento entre as organizações.

Momentos de Escuta: Encontros mensais que ocorrerão ao longo de 8 meses, a partir de agosto de 2021, voltados à discussão de boas práticas que devem orientar as relações individuais e coletivas estabelecidas dentro do ambiente de trabalho das associadas. Ao final, uma oficina ministrada pela Énois orientará a as interessadas na construção de políticas de conduta e antiassédio internas. 

Comunidade Tec: Nascida a partir de uma Conversa em Off entre as equipes de tecnologia voltada à segurança digital, o grupo se reúne bimestralmente para compartilhar desafios e pensar em soluções conjuntas, além de apoiar organizações que ainda não têm equipes fixas de desenvolvedoras/es. 

Suporte jurídico: Parcerias com organizações em caso de processos que atentem contra a liberdade de expressão e o livre desenvolvimento do trabalho jornalístico das associadas. A Ajor já tem uma parceria estabelecida com a Rede Liberdade e trabalha para ampliar seus contatos nessa frente.

Grupo de Whatsapp: Ferramenta para organizações associadas compartilharem oportunidades, vagas de trabalho e suas iniciativas, além de trocar impressões sobre temas em curso. 

Grupo de e-mail: Forma de contato oficial entre Ajor e organizações associadas, além de também ser uma ferramenta para organizações compartilharem oportunidades, vagas de trabalho e suas iniciativas. 

Newsletter quinzenal da Ajor: Elaborada pela Secretaria Executiva da Associação, mantém as associadas informadas sobre o cronograma das Conversas em Off e anuncia oportunidades como prêmios e editais de financiamento; é uma forma de prestação de contas formal da Associação.

Parcerias com organizações educacionais: Associadas à Ajor desfrutam hoje de um desconto de 15% nos cursos on-line oferecidos pelo Programa Avançado em Comunicação e Jornalismo, do Insper. A parceria integra as ações voltadas à profissionalização das associadas, e o conselho seguirá trabalhando para ampliar a oferta de vantagens desse tipo, aumentando o acesso a cursos e programas de treinamento disponíveis no Brasil, buscando instituições de ensino para a construção de programas de bolsas ou de descontos às associadas. 

Parcerias com empresas de tecnologia: buscar parcerias com empresas de tecnologia internacionais, para facilitar o acesso a ferramentas que ampliam a eficiência de mídias digitais inovadoras em diferentes frentes como produto, negócios e conteúdo, além de mapear iniciativas que já existem e viabilizam descontos ou gratuidade para organizações sem fins lucrativos, garantindo o acesso de nossas associadas a elas. Fazer a ponte com plataformas sociais para a verificação dos perfis oficiais das organizações.  

Para postular a associação da sua organização à Ajor, clique aqui

outras notícias

veja também