Organizações da sociedade civil se reúnem para leitura da carta em defesa da democracia

Por Ajor ago 11, 2022

Evento reuniu milhares de pessoas na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo

Nesta quinta-feira (11), empresários, juristas, artistas, estudantes, movimentos sociais e sindicais se reuniram em um ato para acompanhar a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. A concentração aconteceu na Faculdade de Direito da USP, conhecida como São Francisco, na região central de São Paulo. A Ajor assinou a Carta e participou do evento junto a outras organizações da imprensa e de direitos humanos. 

A data foi escolhida em referência a um manifesto lido no mesmo dia e local, em 1977, para denunciar a ditadura militar, que perseguiu e matou estudantes e opositores do regime.

Em sua fala, Celso Campilongo, Diretor da Faculdade de Direito da USP, afirmou que o controle da legalidade e da publicidade do processo eleitoral cabe ao Tribunal Superior Eleitoral, e criticou o desrespeito e a intromissão de outros poderes e atores: “Em um Estado Democrático de Direito, o Direito controla e dosa o uso da força. A única força que pode dizer algo sobre o processo eleitoral brasileiro é a força do eleitor, da população brasileira, e ninguém mais”. 

A leitura da carta foi realizada por Eunice de Jesus Prudente, professora da Faculdade de Direito da  USP e da Faculdade Zumbi dos Palmares; Maria Paula Dallari Bucci, professora da Faculdade de Direito da USP;  Flavio Flores da Cunha Bierrenbach, ex-ministro do Superior Tribunal Militar; e Ana Elisa Liberatore Bechara, Vice-Diretora Faculdade de Direito da USP. 

O documento já passa de 900 mil adesões individuais, além das mais de 400  assinaturas de entidades de classe, institutos, universidades e organizações da sociedade civil. Veículos de jornalismo associados à Ajor e seus funcionários também aderiram ao documento na última semana, em campanha encabeçada pela organização: 

Foto: Rodrigo Ussier/Cedida à Ajor

outras notícias

veja também