Repórter Brasil oferece bolsa de R$ 6,5 mil para pauta baseada no Ruralômetro 2022

Por Ajor ago 22, 2022

Iniciativa vai priorizar propostas de candidatos de origem indígena ou que vivam na Amazônia Legal 

Repórter Brasil abriu um concurso para o jornalista ou estudante que propuser e executar a melhor pauta utilizando o Ruralômetro 2022. O objetivo é estimular a pesquisa no banco de dados da plataforma e a investigação de temas que conectem eleições e política à questão socioambiental. A bolsa oferecida é de R$ 6,5 mil e conta com apoio do  Amazon Rainforest Journalism Fund e do Pulitzer Center.

Os participantes têm até o dia 29 de agosto, às 10h da manhã (horário de Brasília), para enviar a proposta de pauta. O vencedor será anunciado no dia 30 de agosto nas redes sociais da Repórter Brasil, e também por e-mail. 

A Comissão Julgadora será formada por Ana Magalhães, coordenadora de jornalismo da Repórter Brasil, e  Gisele Lobato, coordenadora do Ruralômetro 2022 e editora da Repórter Brasil. A seleção levará em conta os seguintes critérios: alinhamento da pauta com a proposta da bolsa, originalidade e relevância jornalística da pauta, consistência na pré-apuração e viabilidade de execução no prazo e experiência prévia do candidato. Além disso, pautas apresentadas por candidatos de origem indígena ou que vivam na Amazônia Legal serão priorizadas.

A pauta selecionada receberá 20% do valor da bolsa como adiantamento, depois da assinatura do termo de compromisso, e 80% após a aprovação final da reportagem. O valor deve cobrir todos os custos da apuração e produção da reportagem, que será publicada na Repórter Brasil. 

Sobre a ferramenta:

Em sua segunda edição, o Ruralômetro é um banco de dados e uma ferramenta interativa que avalia a atuação dos deputados federais em temas ligados ao meio ambiente, trabalhadores rurais, povos indígenas e outras comunidades tradicionais. O projeto pontua os parlamentares com base em como votaram e nos projetos de lei que apresentaram na atual legislatura, além de trazer outras informações relevantes, como as multas ambientais e trabalhistas dos políticos e de seus financiadores de campanha.

Em setembro, o Ruralômetro será atualizado mostrando quais são os atuais deputados federais que vão concorrer a algum cargo neste ano – momento em que a ferramenta ajuda o eleitor a ter mais informações sobre seus candidatos antes de votar.

outras notícias

veja também