Agência Mural seleciona estudantes do CE para programa de treinamento em jornalismo local e educação

Por Victor Moura fev 25, 2022

Associada da Ajor, a Agência Mural de Jornalismo nas Periferias abre inscrições para o programa “Acontece nas escolas”, com foco no treinamento em jornalismo local e de educação. Estão aptos a participar estudantes de jornalismo com mais de 18 anos e residentes em bairros periféricos de cidades localizadas no estado do Ceará. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro. 

Os/as bolsistas serão acompanhados POR Cleber Arruda, editor de projetos especiais na Mural, que vai ajudar no desenvolvimento de cada pauta e na produção da reportagem.

Em entrevista à Ajor, a diretora do Clube Mural Cíntia Gomes contou que o objetivo do projeto é oferecer aos estudantes de jornalismo uma formação que desenvolva um olhar sobre a cobertura da imprensa em relação à educação pública e às periferias. “A proposta é formar estudantes engajados, que produzem reportagens sobre um tema que muitas vezes é deixado de lado, além de contar histórias que ninguém mais conta sobre sua região”, afirma Cíntia. 

Além de uma trilha sobre jornalismo local, os selecionados participarão de seis encontros ao vivo de formação online. O “Acontece nas Escolas” também vai disponibilizar uma plataforma com materiais didáticos, como vídeos, textos e exemplos de reportagens que apresentam o trabalho da Agência Mural e sua missão de minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias.

Ao final, oito estudantes serão escolhidos para receber uma bolsa e produzir uma reportagem que será divulgada no site da Agência Mural. Os/as bolsistas serão acompanhados  Cleber Arruda, editor de projetos especiais na Mural, que vai ajudar no desenvolvimento de cada pauta e na produção da reportagem.

As inscrições vão até às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2022 e o edital completo pode ser conferido aqui. As inscrições, por sua vez, são feitas através neste link.

outras notícias

veja também