Agência Pública e Conectas lançam bolsas para reportagens sobre Energia e Crise Climática

Por Ajor fev 24, 2023

Serão distribuídas 4 bolsas de R$ 8 mil para repórteres interessados em investigar os impactos da produção de energia

Na 17ª edição de seu programa de microbolsas, a Agência Pública seleciona histórias que mostrem os impactos sobre os direitos humanos de trabalhadores e trabalhadoras, bem como das comunidades afetadas pela produção de energia de origem fóssil e também pelo processo de substituição dessa matriz por fontes renováveis. A iniciativa é feita em parceria com a Conectas Direitos Humanos. 

Serão distribuídas quatro bolsas de R$ 8 mil, além de mentoria para a produção da reportagem. As inscrições vão até dia 15 de março e devem ser feitas por este formulário

Podem se inscrever no “Microbolsas Energia e Crise Climática” repórteres de todo o país, interessados em produzir reportagens investigativas sobre esse tema. O edital busca principalmente pautas que joguem luz à necessidade de fazer uma transição energética justa e comprometida com o enfrentamento do racismo ambiental. As organizações vão priorizar propostas que que partam do ponto de vista da população e da defesa dos direitos humanos.

Para fazer a inscrição, é necessário enviar uma pré-apuração, roteiro de pauta, cronograma e orçamento. A bolsa deve ser usada para custear a produção da reportagem, da forma que a/o repórter preferir. O regulamento do edital pode ser acessado aqui. Outras dúvidas podem devem ser encaminhadas para [email protected].

O resultado das Microbolsas Energia e Crise Climática será divulgado entre o final de março e o início de abril. As reportagens devem ser publicadas até julho de 2023. 

outras notícias

veja também