Últimos dias para se increver no edital de bolsas de reportagem sobre justiça climática

Por Ajor mai 04, 2023

Exclusivo para organizações associadas à Ajor, edital está com inscrições abertas até 31 de maio

As inscrições para o edital “Bolsas de reportagem: Justiça Climática”, uma iniciativa realizada pela Ajor (Associação de Jornalismo Digital) com apoio do iCS (Instituto Clima e Sociedade), foram adiadas até 31 de maioA iniciativa faz parte do Projeto Piloto de Justiça Climática, proposta do iCS e da ClimateWorks Foundation em parceria com organizações locais que tem como objetivo ampliar o debate público sobre justiça climática e racismo ambiental no Brasil.

As consequências da emergência climática atingem grupos e países de forma desigual. Quase sempre comunidades mais vulneráveis e com menos recursos são as principais vítimas de enchentes, secas ou crises de calor intenso. Nos últimos anos, um movimento global tem surgido em busca de justiça pelos afetados e da responsabilização dos atores por trás do aquecimento global.

O programa de bolsas, exclusivo para organizações associadas à Ajor, vai selecionar sete projetos divididos em três categorias específicas: “Texto” (5 organizações), “Áudio” (1 organização) e “Vídeo” (1 organização). Em reportagens em texto, as iniciativas selecionadas vão receber subsídio de R$ 10 mil. Já para projetos jornalísticos em áudio e vídeo, o subsídio será de R$ 25 mil. Cada veículo poderá inscrever apenas um projeto para concorrer à bolsa. 

As propostas devem ser enviadas por meio deste link

Critérios de seleção

A iniciativa busca projetos que respondam questões como: O que é justiça climática? Quais os atores envolvidos atualmente neste debate? Qual o impacto desse debate no meu território? Quais as políticas públicas possíveis acerca do tema?

Serão valorizadas ideias que levem em consideração aspectos regionais, territoriais, além das diversidades de gênero, raça e etnia. 

Os trabalhos serão julgados por uma comissão  confidencial formada por profissionais da academia e do mercado com reconhecida experiência no tema. O júri considerará:

  • Adequação ao tema;
  • Ineditismo;
  • Originalidade da proposta e sua relevância para o debate público na sociedade;
  • Criatividade e Inovação; 
  • Possibilidade de cumprimento da proposta no tempo devido (exequibilidade)
  • Diversidade de fontes e da equipe envolvida no projeto;

Os projetos que não tenham ligação com o tema ou com os conceitos propostos serão automaticamente desclassificados. Serão aceitas inscrições de trabalhos que já estejam em andamento desde que em fase de pré-produção ou apuração.

Acesse o edital completo. 

outras notícias

veja também