Ajor leva discussão sobre o jornalismo local ao Congresso da Abraji

Por Ajor jun 26, 2023

Veículos membros da Associação compõem cerca de 50 atividades do evento

O 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), acontece nos dias 29 e 30 de junho e 1º e 2 de julho, em São Paulo. A Ajor (Associação de Jornalismo Digital) volta a integrar a programação do evento na edição de 2023, que conta com jornalistas e pesquisadores nacionais e internacionais, além de ministros do atual governo, como Anielle Franco, do Ministério da Igualdade Racial.

O encontro proposto pela Ajor acontece na quinta-feira (29), às 14h30, e aborda as estratégias e impactos do jornalismo local, um dos principais agentes contra os desertos de notícias no Brasil, responsável por garantir a ampliação das vozes das comunidades de fora de grandes centros urbanos ou em suas periferias.

A mesa é totalmente composta por organizações membros: Denys Grellmann, do 100fronteiras, Flávia Saad, do Juicy Santos, e Karina Costa, do Conquista Repórter, com a mediação de Dani Moura, do Maré de Notícias .

Imagem de divulgação da mesa da Ajor no Congresso da Abraji 2023. Imagem: reprodução

Também representando a Ajor, Carolina Monteiro, fundadora da Marco Zero Conteúdo e nova presidente do Conselho Executivo e Deliberativo da Associação, vai mediar a palestra “O crescimento do jornalismo sem fins lucrativos nos Estados Unidos e na América Latina”, com Rosental Calmon Alves, que dirige o Knight Center for Journalism in the Americas e é membro-fundador do board do Texas Tribune e do America Journalism Project. O encontro acontece na sexta-feira (30), às 14h30.

Integrantes de organizações associadas estarão presentes em cerca de 50 das mais de cem atividades do Congresso, que vão da cobertura de conflitos urbanos ao jornalismo cultural. No Domingo de Dados (02), o encontro sobre jornalismo de dados e pesquisa científica, por exemplo, conta com a presença de Chloé Pinheiro (Ciência Suja/Rádio Guarda-Chuva), Juliana Mori (InfoAmazonia), Thiago Medaglia (Ambiental Media) e Luiz Fernando Toledo (Fiquem Sabendo).

Confira a programação completa!

outras notícias

veja também