Ajor participa de festival de jornalismo em Perugia, na Itália

Por Ajor mar 22, 2024

A Diretora-Executiva da organização abordará construção de fundos para fomento do setor

Maia Fortes, Diretora-Executiva da Ajor (Associação de Jornalismo Digital) será uma das palestrantes do International Journalism Festival, que acontece anualmente em Perugia, na Itália, e em 2024 está marcada para ocorrer entre os dias 17 e 21 de abril. O evento vai abordar os principais temas atuais da produção jornalística, como a emergência climática, o uso de inteligência artificial e a cobertura de guerras, além de debates sobre novos formatos e sobre fomento a iniciativas de mídia.

A Ajor vai integrar a mesa “Building local and national funds for journalism” (Construindo fundos locais e nacionais para o jornalismo, em tradução livre) ao lado de Roby Alampay, fundador do PumaPodcast, baseado no Sudeste Asiático, Francesca Bria, presidente do Fundo Nacional de Inovação da Itália, e Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia e mídia na Universidade de Columbia (Estados Unidos). A conversa será  moderada por Sameer Padania, diretor da consultoria Macroscope (Reino Unido).

O debate vai se centrar nas atuais fontes de financiamento da mídia, e na necessidade da criação de alternativas para garantir a sobrevivência de iniciativas jornalísticas com uma maior proporção dos investimentos sob um controle mais direto dessas organizações.

“A construção de fundos de fomento e a necessidade de elaboração de políticas públicas voltadas à sustentabilidade do jornalismo digital têm sido um dos principais focos da Ajor, entendendo que são ações que poderão viabilizar o desenvolvimento das organizações associadas e que ao garantir maior pluralidade midiática estamos fortalecendo nossa democracia. A participação nesta mesa será uma oportunidade para apresentar o que temos feito no Brasil e conhecer as experiências de outros países, especialmente do Sul Global”, afirma Maia Fortes.

A Diretora de Relações Institucionais da Ajor, Carla Egydio, também estará no festival para acompanhar as conversas, com intuito de ampliar seu conhecimento sobre o cenário em relação a políticas de fomento ao jornalismo e trazer exemplos de boas práticas que possam servir de inspiração ao contexto brasileiro.

Conheça a programação completa.

Foto: Alessandro Migliardi/International Journalism Festival 2023.

outras notícias

veja também